Faça como as pessoas abaixo participe da nossa página no Facebook, clique em curtir...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CAA destaca experiências das comunidades do semiárido baiano

Numa estratégia para fortalecer a imagem do semiárido, a equipe do CAA visitou os municípios de Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Iraquara.

O grande potencial de crescimento do sertão baiano, o jeito de vida das famílias que vivem na região e a forma criativa de produção nas localidades estão sendo destacadas pela assessoria de comunicação do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA). Esta é uma das estratégias de comunicação traçadas pela entidade, visando fortalecer a imagem positiva do semiárido. Em viagem realizada na semana passada, a equipe acompanhou uma série de experiências de agricultores dos municípios de Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Iraquara.

Através de entrevistas e fotos, foram registrados os resultados de diversas ações na área de construção de cisternas voltadas ao armazenamento de água para produção agrícola e consumo humano, além de iniciativas de apoio à agroecologia e desenvolvimento sustentável.

Entre as localidades rurais visitadas está a comunidade Boa Sorte, em Oliveira dos Brejinhos, onde o Projeto Cisternas nas Escolas - experiência piloto de segurança alimentar em ambientes escolares – tem mobilizado alunos, educadores e população local. A ação permitiu melhoras significativas na alimentação escolar e na saúde dos moradores do entorno, também beneficiados pelo Projeto.

A produção de alimentos orgânicos e criação de pequenos animais dos moradores de Jatobá, comunidade de fundo de pasto de Brotas de Macaúbas, também é destacada pela equipe. O cultivo de frutas, legumes e hortaliças, além do consumo de leite caprino, por exemplo, estão deixando as refeições mais fartas e saudáveis.

A implementação de cisternas de consumo em Caatinguinha, comunidade de Iraquara, foi outra iniciativa vista de perto. Além de beber e cozinhar com água de qualidade, os moradores celebram outras conquistas, a exemplo de poço artesiano, luz e novas moradias.
 
Fonte: ASCOM CAA
Leia Mais...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Polícia Federal realiza operação em Xiquexique

Com o apoio da Caesa e Marinha, a operação busca a erradicação do plantio da maconha no Município

Instalada em Xiquexique desde ontem, 26/11, a Polícia Federal conduz operação com o objetivo de erradicar o plantio da maconha no Município. A operação, segundo informação de um dos agentes da Polícia irá até a segunda-feira, 29.

O trabalho, como informou o agente, está sendo feito com o apoio da CAESA (Companhia Independente de Ações Especiais do Semi-Árido) e da Marinha.

Até o momento a Polícia não informou sobre os resultados da operação. “Na segunda-feira apresentaremos, com segurança, os dados da operação”, promete o policial.
Leia Mais...

Pai arremessa filha de cinco meses de um barranco em Itamaraju

A menina Allicya Baião de Oliveira, de apenas cinco meses, foi morta na madrugada deste domingo, 28, por volta das 4h30, após ser arremessada pelo próprio pai de um barranco de aproximadamente cinco metros de altura, em Itamaraju, extremo sul do Estado.

O pai Alacides Barbosa de Oliveira, de 24 anos, que é usuário de crack, estava brigando com a mulher, Genilda de Oliveira Baião por conta da venda de uma cama para compra de drogas, e durante a discussão, pegou o bebê e o jogou de um barranco perto da casa.

O crime aconteceu na Rua Uruçuca, nº 225, no bairro São Domingos. O acusado fugiu após o crime e o corpo da menina foi levado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade. De acordo com policiais da delegacia de Itamaraju, o assassino já tinha registro na polícia por porte ilegal de arma, chegou a ser preso, mas conseguiu fugir em novembro de 2008. do blogdoclebervieira com Informações do Jornal Atarde
Leia Mais...

domingo, 28 de novembro de 2010

Operação feita pela polícia em Dom Basílio e Livramento só agora ganha repercussão.


 De acordo com reportagem exibida no telejornal da TV Sudoeste, mais de setenta motocicletas foram apreendidas em uma operação realizada em cinco municípios da região Sudoeste da Bahia. As motos, que vinham de São Paulo, eram vendidas por preços bem abaixo do mercado. Quatro pessoas tiveram a prisão preventiva decretada.

Há aproximadamente quatro meses atrás, policiais do Destacamento de Polícia Militar da cidade de Dom Basílio, numa operação conjunta com a Polícia Civil apreenderam 63 motocicletas, quase todas com o chassi adulterado.

As motocicletas são as mesmas mostradas nas imagens exibidas pelo BATV. Todas as motocicletas foram periciadas pelo Departamento de Polícia Técnica do DPT da cidade de Brumado.  Fonte: www.l12.com.br


Leia Mais...

Diretora do IFBA-Irecê está na cidade preparando a inauguração da unidade

Em entrevista a professora reiterou o compromisso de inaugurar a unidade em dezembro

Já se encontra no município, coordenado os preparativos para inauguração do Ifba, a professora Josélia Franca de Holanda, que vai dirigir a unidade de Irecê.

Em entrevista as rádios locais a professora Josélia Franca, reiterou o compromisso da Reitora Aurina Santana de inaugurar a unidade no mês de dezembro e preparar o processo seletivo para janeiro e no mês de março a primeira turma já esteja estudando. “Será uma verdadeira corrida contra o tempo, mas tenho a certeza que vamos atingir os nossos objetivos”, informou.

A diretora do IFBA, também fez questão de ressaltar que os professores da unidade de Irecê serão convocados nos próximos dias. Ao todo serão mais de 50 profissionais convocados, entre professores e o pessoal de apoio da área administrativa.

Inicialmente o IFBA de Irecê terá os cursos técnicos em Informática, Eletromecânica e Biocombustível, além de pelo menos um curso de Licenciatura (que poderá ser em Matemática, Química, Biologia ou Física). Após a instalação e de acordo com as demandas da região, novos cursos serão oferecidos.

Durante a Audiência Pública realizada no dia 16 de novembro a Reitora Aurina Santana surpreendeu o público presente ao anunciar que o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, confirmaram presença na inauguração da unidade de Irecê. “Estamos apenas confirmando se o evento será no dia 14 ou 18 de dezembro”, informou.

O IFBA possui uma estrutura de ensino verticalizada, com o Curso Integrado, voltado para os que já concluíram a 8ª série (9º ano) e farão o ensino médio junto com o curso técnico; o Curso Subsequente, para os que já concluíram o ensino médio e buscam uma qualificação profissional; o Pró-EJA, para maiores de 18 anos que concluíram apenas o 1º grau e desejam concluir o ensino médio; Cursos Superiores de Licenciatura ou Tecnológicos, para os que já tenham o ensino médio, indo até a pós-graduação e doutourado.

Para o prefeito Zé das Virgens, a instalação da Unidade de uma Escola Técnica Federal em Irecê concretiza o “sonho de toda a sociedade regional”, pois além de promover a evolução intelectual dos jovens, qualificará a mão-de-obra e fortalecerá a economia regional com a integração ao Programa de Biodiesel do Município.

A Instituição - Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

A missão do IFBA em relação a educação e o trabalho é orientar-se na oferta de educação profissional e tecnológica, como processo educativo e investigativo, com foco no nível médio. Além disso, consolidar e fortalecer os arranjos produtivos locais, estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo, apoiando processos educativos que gerem trabalho e renda.



Fonte: ASCOM PM IRECÊ
Leia Mais...

sábado, 27 de novembro de 2010

PROERD certifica alunos em Livramento


O programa tem o objetivo de orientar os alunos a dizerem
não às drogas e a todas as formas de violência.
(Foto: Marcos Santos).
 Milhares de jovens em todo o país convivem diariamente com as drogas e as diferentes formas de violência. São inúmeros os casos de crianças e adolescentes que estão envolvidas com o tráfico e agentes da violência, aumentando assim, os índices de criminalidade em todas as regiões.

No intuito de tirar, crianças e adolescentes das ruas, dando-lhes ensinamentos de construção pessoal e boa conduta, prevenindo o uso das drogas e o contato com a violência, as polícias militares do Brasil, desenvolveram o Programa PROERD, nas unidades escolares de todo o país.

O curso é destinado aos jovens na faixa etária de 9 a 12 anos. A duração é de um trimestre com uma hora aula por semana. Trata-se de um programa de prevenção que orienta os alunos a dizerem não às drogas e a todas as formas de violência, e nesta segunda etapa do Programa, alunos das escolas Gil Ferreira Pessoa, Lelis Piedades e Rômulo Galvão, de Livramento de Nossa Senhora, foram contemplados com as primeiras orientações de como dizer não às drogas.

Nesse sentido, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, comandada pelo Major Jorge Brito Macêdo, promoveu na tarde da última quinta-feira (25), a solenidade de formatura da II Turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizada no Clube de Campo Caiçara.

“Queremos conclamar a 46ª CIPM para que dê continuidade a este programa, peço que outras escolas sejam contempladas, para que mais turmas tenham a mesma oportunidade, só assim, através da educação, de forma adequada e correta, conseguiremos contribuir de forma efetiva para o emponderamento de nossa riqueza maior que são as nossas crianças”, relatou Olimpio Silva de Lima, diretor da Escola Municipal Gil Ferreira Pessoa.

Os 156 formandos receberam seus certificados de formatura e fizeram uma série de homenagens ao Instrutor do programa, o Tenente Washington de Souza Magalhães, numa demonstração de agradecimento por todo aprendizado adquirido.
 
Fonte: Da Redação - Janine Andrade - www.acheibrumado.com.br
Leia Mais...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Morro do Chapéu passa a contar com serviço de segurança particular

Guardas Municipais
Enquanto a prefeitura não implnata o serviço da Guarda Municipal em nossa cidade, a Associação de Guardas, Vigias e Segurança (Águia Segurança) no comando os responsáveis o Sr. Uelton Santana Presidente da Associação, mais conhecido como "Tom", o Policial Josenei Alves, popular como "Nei PM", e Everaldo, tomaram a iniciativa e colocaram a tropa na Rua nesta terça-feira 23/11. A guarda chega ao momento em que a população morrense clama por segurança, pois muitos moradores vêm sofrendo furtos e até mesmo roubos em residências e comércios, existem bairros que a insegurança predomina. Segundo Nei, a associação começa suas atividades com apoio do comercio local, onde os empresários que desejam uma atenção maior em relação ao seu estabelecimento pagarão uma taxa semanal de cinco reais. A Prefeitura Municipal fez a doação dos uniformes, e já está previsto para janeiro de 2011 a regulamentação do serviço, onde será terceirizado. A Guarda tem por missão a proteção ampla da municipalidade, garantir a manutenção de seus serviços e a integridade de seu patrimônio físico, além de orientar e calcular toda e qualquer ação nos mais elevados princípios de cidadania e consciência social.A guarda municipal é de extrema relevância, já que vai auxiliar na manutenção da ordem pública junto com a Polícia Civil e Militar. É mais um serviço ostensivo alternativo da segurança pública. A guarda municipal já existiu em nosso município, mas sem o devido apoio e regulamentação da categoria não perdurou por muito tempo. Vale ressaltar que a Guarda da Associação tem toda uma estrutura capaz de realizar e garantir o serviço. Para o Presidente Tom, todas as medidas foram tomadas para garantir um serviço de qualidade. A qualificação dos guardas e seus antecedentes criminais foram os pré-requisitos de maior atenção para ingressarem no serviço de guarda.
Fotos e reportagem, chapada online
Leia Mais...

Motos clonadas na região de Irece.

O Clone
Uma história complicada e difícil de entender. Aconteceu que o policiais militares ELISSANDRO DOURADO ARAÚJO e ROBERTO, da Guarnição CETO do 7º BPM de Irecê, abordou um menor pilotando a motocicleta de placa policial JON 2492, licença de Morro do Chapéu-BA a que tem uma bandeirinha do Brasil na traseira (FOTO). O referido veículo fora conduzido para a sede da 15ª RETRAN, enquanto o menor infrator foi ouvido e liberado. O proprietário no caso o pai do menor dirigiu-se ao CIRETRAN, apresentou os documentos e foi orientado a transferira moto para seu nome. JOSÉ SOBRINHO GOMES, que mora em Irecê obedeceu o pedido e foi até o povoado de São Rafael, município de Morro do Chapéu para pegar á assinatura do propreitário do veículo, a fim de realizar a transferência e ao chegar na residência que procurou por OSNI CARLOS DE OLIVEIRA, o proprietário, esse foi surpreendido e disse ao ser procurado que a motocicleta dele estava em sua casa e devidamente emplacada.Resultado os dois veículos foram apreendidos para descobrir qual é o verdadeiro, inclusive, cor,chassí,placas e números de motor iguais.ESEQUIAS DOURADO DRT 4182-99-BA Fonte: http://www.ezequiasdourado.blogspot.com/
Leia Mais...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Professora acusa diretora de Assédio Moral em Escola Municipal

Foto Ilustrativa – Google Imagens.
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (22), o vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB), tornou pública a carta da professora Genilza de Jesus Azevedo Santos, que afirma ser vítima de abuso de autoridade e assédio moral da diretora da Escola Clarice Moraes, Selma Jussara Meira Lobo.


A professora afirma que tudo começou quando recebeu um Atestado da Justiça Eleitoral, de quatro dias, fato que deixou a diretora irritada, obrigando ela a requerer outro documento no cartório, já que considerava o apresentado pela professora, inválido. “A diretora começou a me ofender com palavras insidiosas, dizendo que meu trabalho é de péssima qualidade, mencionando fatos inverídicos, sobre a minha conduta no trabalho.”

Ela ressaltou ainda, não ser a única vitima dos abusos de autoridade da diretora. “A diretora chegou ao ponto de humilhar uma professora, exigindo que a mesma participasse de uma dinâmica, envolvendo uma dança, mesmo sabendo que a professora estava enlutada, pois havia perdido a mãe recentemente. Mesmo com as lágrimas da referida, a diretora começou a falar mal do seu trabalho em sala de aula.”

Genilza afirma que já entrou com uma representação contra a diretora em questão, na Secretaria de Educação, porém até o momento não tem conhecimento da instauração do processo. Dessa forma, após leitura da Carta, o vereador Leonardo Vasconcelos, solicitou do poder executivo, que seja tais acusações sejam averiguadas, sendo aberto um processo administrativo, para que todos os fatos sejam apurados.

A reportagem do AcheiBrumado buscou contatos com a diretora, mas não obtivemos êxito. O espaço estará aberto para sua legítima defesa.
 Fonte: Da Redação - Janine Andrade - www.acheibrumado.com.br
Leia Mais...

Defensoria Pública quer interdição da carceragem em Brumado.

A situação da carceragem da 20ª Corpin , em Brumado, tem levado diversas autoridades a discutir de forma mais enérgica tal situação.A população está vivendo um momento de insegurança,e isso se confirma pelas ocorrências que vêm se tornando cada vez mais graves e freqüentes de fugas, motins e ameaças.

Em email enviado à equipe de jornalismo online do AcheiBrumado, a Defensora Pública, Angélica Oliveira, fala sobre as condições da carceragem do município e afirma que a cadeia pública existente em Brumado, não dispõe dos mínimos requisitos para permanecer ativa. “A decadência, a fragilidade, a insegurança e a insalubridade patentes nas instalações físicas do prédio, em especial da sua área prisional, agravadas com a superpopulação carcerária e em contraponto com a escassez do efetivo policial (tanto civil quanto militar), denotam um quadro propício à repetição de crises que se prenunciam de gravidade crescente, porquanto colocam em risco a segurança e a integridade de todos: servidores, policiais, presos, familiares, dentre outros”, ressalvou.

A Defensora lembra ainda, que a preocupação ainda é maior, devido a área urbana, hospital e escola, em volta desse verdadeiro barril de pólvora. “Ademais a situação de risco afeta, de forma altamente preocupante, os profissionais e os usuários do Hospital Regional, em cuja área o prédio do Complexo Policial se acha inserido, praticamente no centro da cidade, em zona nobre. O mesmo se pode dizer com relação ao Centro Educacional Agamenon Santana, localizado bem ao lado do prédio conflagrado. E, por último, ressalte-se que o clima de insegurança de há muito afeta os transeuntes e moradores da circunvizinhança.”

A situação exposta é inaceitável e a Defensoria Pública, cobra ações imediatas do Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia. “O prédio da cadeia, que á apresentava péssimas condições, após a última rebelião, não mais se presta ao encarceramento dos detentos, por absoluta falta de condições de segurança e, caso não sejam adotadas medidas urgentes de recuperação, só restará a alternativa que de há muito já se afigura como necessária de interdição do estabelecimento em questão.”

Tendo em vista a visita de Jaques Wagner, á Brumado, nessa quarta-feira (24), Angélica Oliveira, também enviou ofício ao governador, solicitando uma audiência, para deliberar sobre a segurança pública da cidade, afim de levar ao conhecimento do chefe do executivo baiano a atual situação da carceragem e os problemas que o município tem enfrentado. “Aguardamos, portanto, uma pronta resposta do governador no sentido de restituir à população brumadense a paz e a tranqüilidade no que diz respeito à segurança pública nesta cidade”, finalizou.
Fonte: Da Redação - Janine Andrade - www.acheibrumado.com.br
Leia Mais...

Internauta analisa o atual sistema carcerário brasileiro

As discussões acerca da atual situação carcerária, da delegacia de Brumado, tem levado não só as autoridades, como também, toda a comunidade a questionar e procurar soluções plausíveis para a atual questão.


Em contato com a redação do AcheiBrumado, o internauta, Clidemar Amorim Risério, enviou artigo intitulado de “A dura e fria realidade do sistema carcerário brasileiro”, que faz um apanhado histórico do sistema carcerário do país, trazendo essa realidade para Brumado.

O internauta inicialmente faz uma retrospectiva dobre o sistema prisional do Brasil. “A Carta Régia do Brasil autorizou em 1769 a construção da primeira unidade prisional, a casa de correção do Rio de Janeiro. 55 anos depois, a Constituição de 1824 determinou que as cadeias públicas tivessem os condenados separados por tipo de crimes e penas e também adaptassem as mesmas para dar condições aos detentos de trabalhar. No início do século 19 começou surgir um problema que atualmente conhecemos muito bem nos presídios: a superlotação (…).”

A superlotação, foi muito bem ilustrada por Clidemar, lembrando do “Carandiru”, demolida em 2002. “(…) conhecida como Carandiru e cognominada de “barril de pólvora” foi considerado o maior depósito de presos da América do Sul. Inaugurada em 1956 e demolida em 2002, abrigando 8.200 (oito mil e duzentos) detentos, quando sua capacidade máxima seria para 6.000 (seis mil). Era enorme em tamanho e em tumultos. Palco de dezenas de fugas e rebeliões e foi lá também, que faleceram, de uma só vez, o maior número de prisioneiros em uma rebelião (…)”.

Focalizando a realidade local, Amorim fala sobre o problema eminente em Brumado. “(…) O Complexo Policial, localizado entre uma escola e um hospital, se encontra com suas fragilizadas celas abarrotadas de detentos, demonstrando que a capital do minério também já possui o seu “mini-depósito” de presos. Atormentados pela superlotação, os prisioneiros não dão trégua, e com freqüência promovem fugas e rebeliões que, preocupa e amedronta o povo brumadense. Diante das complicações, que vem ocorrendo na carceragem de Brumado, as autoridades já estudam a possibilidade de interdição da antiga e inadequada Cadeia Pública (…).”

Dessa forma, o internauta, atenta para a sensibilidade dos governantes do país. “Na minha maneira de pensar, a presidente eleita, Dilma Rousseff e os governadores eleitos e reeleitos, a partir do dia 01 de janeiro de 2011, precisam enfrentar com coragem e determinação essa dura e fria realidade do sistema carcerário brasileiro que tanto humilha e apavora o ser humano.”

Fonte: Da Redação – Janine Andrade – www.acheibrumado.com.br
Leia Mais...

JUSSIAPE: TCM REJEITA CONTAS DA PREFEITURA.

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Jussiape, da responsabilidade de Vagner Neves Freitas, relativas ao exercício de 2009. Em razão das irregularidades apontadas no parecer, o relator, conselheiro Paolo Marconi, determinou aplicação de multa no valor de R$ 7 mil ao prefeito, que pode recorrer da decisão. Vagner Freitas cometeu diversas falhas administrativas como abertura via decretos do Poder Executivo de R$ 25.932 em créditos adicionais suplementares sem a devida autorização legislativa. Foram glosadas pela Inspetoria Regional despesas de R$ 11.500, por caracterizarem desvios de finalidade do Fundeb. As conclusões consignadas nos relatórios e pronunciamentos técnicos submetidos à análise da relatoria levaram a registrar, ainda, as seguintes ressalvas: contabilização de R$ 150.245,80 sem o respectivo Decreto do Poder Executivo de abertura; outras ocorrências consignadas no relatório anual expedido pela Coordenadoria de Controle Externo, pela realização de despesas de R$ 105.009, sendo R$ 92.764 sem licitação, para casos legalmente exigidos, e R$ 12.244 por fragmentação de despesas, com fuga ao devido procedimento licitatório, dentre outras irregularidades. Fonte: Brumado Notícias
Leia Mais...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mulher empreende fuga da cadeia pública de irecê

ADENILZA CONCEIÇÃO DE SOUZA - FORAGIDA.
Na tarde desse último Domingo, policiais da Delegacia de Polícia de Irecê que estavam de plantão, ao realizarem a tradicional checagem de presos, sentiu a falta de uma das custodiadas ADENILZA CONCEIÇÃO DE SOUZA. A referida estava custodiada no referido complexo acusada por tráfico de entorpecentes. Nilzinha como é conhecida, aproveitou que o buraco da cela 03 ainda não teria sido fechado, fez uma corda de lençóis "tereza" e empreendeu fuga. Ela era uma das mulheres de Paulinho Gaiato aquele que morreu em confronto com policiais há mais ou menos um mês em IRECÊ.
Fonte: http://ezequiasdourado.blogspot.com/
Leia Mais...

Coelba Serviços, Associação Comercial e CDL de Salobro são mais um vez assaltadas.

Por volta das 14:15h. de hoje 22 de novembro de 2010, dois homens ou melhor bandidos armados usando capacetes entraram no Prédio onde funcionam as entidades Associação Comercial - ACIS e Camara de Dirigentes Lojistas - CDL de Salobro e o agente credenciado Coelba, renderam a funcionaria que no momento estava atendendo dois clientes, exigiu que a mesma lhes entregasse todo o dinheiro do caixa e com arma em punho fez a funcionaria ir ate o cofre levando mais de R$ 1.000,00 os mesmos saíram pilotando uma moto modelo biz, minutos depois os policiais percorreram toda as possíveis rota de fuga mas sem sucesso.

Desde o mês de maio de 2010 que o sistema de câmeras de segurança para as entidades estão comprados e ate o momento a diretora de tecnologia juntamente com os presidentes não providenciaram a instalação das mesmas, se ja estivesse instaladas poderia ter evitado o assalto ou ate mesmo facilitado na identificação dos meliantes.
Leia Mais...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Trai confiança de amigo e rouba mais de quatro mil

Ao ser preso, José Carlos teria tentado subornar os policiais.
Ele propôs dividir o dinheiro com a PM.
Foi preso em flagrante, pela Polícia Militar de Itagimirim, José Carlos de Jesus, 41. Ele é acusado de ter furtado R$ 4.500,00 de Manoel Barbosa da Silva.


José Carlos, com mulher e cinco filhos, teria sido acolhido em casa vazia às margens da BR-101, de propriedade da vítima, pois dizia estar de passagem e não tinha onde ficar.

Segundo a polícia, traindo a confiança que recebeu de Manoel, José Carlos apoderou-se do dinheiro e se negava a devolvê-lo, alegando que tinha achado.

Todo o dinheiro foi recuperado, informa a PM, após José Carlos tentar subornar os policiais, sugerindo dividir a quantia. Ao repassar o dinheiro aos policias, imediatamente ele recebeu voz de prisão. O dinheiro foi devolvido ao dono. Fonte: www.radar64.com
Leia Mais...

Novos conselheiros do Fundeb serão empossados nesta sexta-feira.

A Secretaria da Educação do Estado empossa os novos membros do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), nesta sexta-feira (19), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para o biênio 2010-2012.

Os conselheiros são representantes do poder público estadual e da sociedade civil, que cumprem o papel de fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos do Fundo. Na ocasião será eleito o novo presidente da entidade.

O Fundeb atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, existe desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

Trata-se de um importante compromisso da União com a educação básica, já que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, por financiar todas as etapas da educação básica e reservar recursos para os programas direcionados a jovens e adultos, o Fundeb materializa a visão sistêmica da educação. A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.

Serão empossados, os representantes do poder estadual, dos poderes executivos municipais, do Conselho Estadual de Educação, da seccional, na Bahia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da seccional, na Bahia, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), dos pais de alunos da educação básica pública, e dos estudantes da educação básica. Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br
Leia Mais...

Localidades onde estarão os caminhões do Sac Movel no Interiro da Bahia.

Caminão do Sac Movel.
Veja as localidades e dias onde os caminhões do SAC Movel se encontra neste final de mes, e corra para tirar seus documentos, entre no ano novo com documentos novos, não deixe para tirar quando estiver precisando pois poderá não dar  tempo para realizar seus negocios...

MÓVEL = ROTA 1

IRAMAIA - 01/11 a 02/11

LAGOA REAL - 04/11 a 05/11
GUANAMBI - 07/11 a 09/11
URANDI - 11/11 a 13/11
PALMAS DE MONTE ALTO - 15/11 a 16/11
BOTUPORÃ - 18/11 a 19/11
PINDAÍ (OURO BRANCO) - 21/11 a 22/11
IUIU - 24/11 a 25/11
MALHADA - 27/11 a 28/11
CARINHANHA - 30/11 a 01/12

MÓVEL = ROTA 2

QUEIMADAS - 01/11 a 02/11
SANTA BRÍGIDA - 04/11 a 05/11
URUÇUCA - 07/11 a 09/11
ITAPITANGA - 11/11 a 12/11
ITAJUÍPE - 14/11 a 16/11
NOVA VIÇOSA - 18/11 a 19/11
ITANHÉM - 21/11 a 23/11
VEREDA - 25/11 a 26/11
CARAVELAS - 28/11 a 29/11
Leia Mais...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SERVIDORES DE ITABUNA AMEAÇAM DEFLAGRAR GREVE

Depois de acampar no centro administrativo Firmino Alves há dez dias, os servidores municipais de Itabuna ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 18.

Ontem, dirigentes sindicais participaram de audiência com o prefeito Capitão Azevedo (DEM), que afirmou não ter condições de pagar retroativos, produtividade e adicionais aos quais os servidores têm direito.

Os pagamentos foram acordados em audiência do município e representantes dos servidores no Ministério Público Federal do Trabalho (MPT).Wilmaci Oliveira, do Sindserv, relembra que desde julho deste ano a administração municipal cortou horas extras, comissões, adicionais e a pontuação de fiscais.

Azevedo rejeitou até mesmo a contraproposta do Sindserv de parcelamento de retroativo e de comissões e horas extras em quatro parcelas. O prefeito disse que não há condições de pagamento e rejeitou qualquer acordo. Fonte: www.pimenta.blog.br
Leia Mais...

COMUNISTAS QUEREM TER CANDIDATO EM ITABUNA

Militantes do PCdoB se reúnem nesta sexta-feira, 19 a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna. O objetivo é avaliar o resultado das últimas eleições e já começar a discutir qual será a postura do partido em 2012, quando acontece a sucessão municipal.

A pretensão dos comunistas é ter candidatos a prefeito em diversos municípios baianos e Itabuna é um deles. Na maior cidade do sul do Estado, o nome poderá ser o do vereador Wenceslau Júnior, que por pouco não se elegeu deputado estadual este ano, ou Davidson Magalhães, diretor-presidente da Bahiagás. Ambos estarão presentes na reunião desta sexta. Além deles, também estará no encontro o presidente do diretório estadual da legenda, Daniel Almeida.

Não é demais lembrar que em anos anteriores o PCdoB fez o mesmo ensaio em Itabuna, mas na “hora H” acabou aceitando apoiar o candidato indicado pelo PT. Fonte: http://www.pimenta.blog.br/
Leia Mais...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DEZ PRESOS FUGIRAM DA CPI-IRECÊ

" Tereza" (corda feita de lençóis) foi deixada na área externa da Delegacia (FOTO)


Semana passada noticiamos uma tentativa de fuga da cadeia pública de Irecê, cuja unidade fora construída para comportar 28 (vinte e oito)pessoas presas e já chegou ao ponto de custodiar 130 (cento e trinta ) presos. Ultimamente a população carcerário de Irecê era de aproximadamente 60 presos, semana passada aconteceu uma tentativa de fuga, sendo interrompida pelos agentes de plantão. Na madrugada de Domingo para Segunda - Feira última , na mesma cela onde ocorreu um inicio de escavação, tendo sido isolada a referida e provavelmente no momento em que fora determinada o recolhimento do banho de sol do presos, dez (10) deles se esconderam no interior da cela nº 03 onde havia o inicio da escavação.

Os presos que fugiram aproveitam o isolamento da cela, deram continuidade a escavação saindo para o local de banho de sol, utilizaram uma "Teresa" e conseguiram empreender fuga. São eles: JOSÉ CARLOS LOPES DE SOUZA (homicida), HERMES CLÉRISTON XAVIER (assaltante), JOÃO PAULO BARBOSA DA SILVA (ASALTANTE),AMAURI SOUZA BORGES (assaltante), LUCIANO DOS SANTOS RAMOS (prisão decretada em S.Paulo-SP), MAURO AUGUSTO DE OLIVEIRA (traficante), ELIELSON PEREIRA CARQUEIJA (homicida condenado) , DELEON NOGUEIRA SANTOS , responde por furto, JULIANO DILO DA SILVA (homicida) e ALBERTINO GOMES DA SILVA FILHO (homicida) até o encerramento desta matéria nenhum foi recapturado. ESEQUIAS DOURADO DRT 4182/99-BA. Fonte: http://www.ezequiasdourado.blogspot.com/
Leia Mais...

Prefeitura de Irecê inicia plano de ação para limpeza da cidade.

A prefeitura de Irecê iniciou nesta quarta-feira, 10, a operação “Natal Limpo sem Dengue”, plano de ação realizado em conjunto pelas secretarias municipais que tem por objetivo deixar a cidade mais limpa, com a remoção dos lixos e os resíduos de construções que são depositados indevidamente em terrenos e outros espaços inapropriados.

As ações tiveram inicio no Bairro São Francisco ( antiga Malvinas) e contou com todo aparato da Secretaria de Infraestrutura, com um grande efetivo humano e maquinários que retiram uma grande quantidade de lixo e entulho em diversos pontos do bairro.

Agentes de Endemias também participaram das ações e foram de casa em casa orientar os moradores do seu papel de manter o bairro limpo e com isso evitar não só o impacto ambiental como também a o contágio de doenças endêmicas como a Dengue que encontra nestes ambientes as condições ideais para a sua ploriferação.

“Acho muito importante estas ações e eu vou conversar com os vizinhos para não deixar mais por o lixo nos terrenos”, ressaltou Maria de Lourdes moradora do bairro.

A Operação Natal Limpo sem Dengue será desencadeada em todos os bairros e povoados do município, na quinta-feira, 11, é a vez do bairro Loteamento Fernandes e em seguida as imediações do Hospital Regional de Irecê.

Segundo José Marcelino, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Irecê a meta é chegar o mês de dezembro, período dos festejos de final de ano, com toda a cidade limpa, para isso é imprescindível a colaboração da população.
Leia Mais...

.