Faça como as pessoas abaixo participe da nossa página no Facebook, clique em curtir...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SITUAÇÃO PRECÁRIA NA DELEGACIA POLICIAL DE LAPÃO.

Uma denúncia que chega da cidade de Lapão-BA, a 6km de Irecê, faz saber-se que, um certo abandono está acontecendo na cidade, por parte do governo.

É que, a delegacia de polícia do município, está sendo mantida pela prefeitura. Os presos (detentos), reclamam da falta de conforto, segundo eles, não tem cobertores suficientes e os colchões são de péssima qualidade.
A denúncia ainda conta que, a alimentação dos presos, está vindo do hospital municipal, ou seja, o que era dever do estado, está sendo feito pelo prefeito municipal, o Ermenílson Carvalho.

Chamamos a atenção das autoridades competentes estaduais, que solucionem o problema, pois as delegacias policiais devem ser mantidas pelo estado, e não, pelo municipio.

Repórter: Kleber Oliveira. RF NOTICIAS DE MORRO DO CHAPEU BAHIA.
Leia Mais...

MORADORES DE MULUNGÚ DO MORRO RECEBERÃO ÁGUA DOCE ENCANADA

Mulungú do Morro
Há muito tempo, a população de Mulungú, sofre com a falta de água. As pessoas carregavam baldes de água na cabeça a longa distância, depois de muito sofrimento, o prefeito da cidade (Dr. Amauri), pedio ao governo do estado, os carros pipas do exército para matar a sede do povo.

O pedido foi atendido, e por 1 ano e meio os carros pipas abasteceram a cidade. Mas, não era o que o povo queria, pois iriam continuar sofrendo, buscando água na cabeça para suas casas.

Ate que em fim, o problema parece está resolvido. Foi puxado água doce de qualidade, de uma barragem da região de Iraquara, a água já está na cidade, falta aprontar alguns detalhes finais e em breve estará chegando às torneiras.

Na última quarta dia 22, o governador do estado, esteve entregando esta obra para a população de Mulungú do Morro, e claro, foi recebido na cidade com muito festa.

Repórter: Kleber Oliveira - RF NOTICIAS
Leia Mais...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TRAFICANTE PRESA EM MORRO D CHAPEÚ-BA

Uma guarnição da Polícia Militar , composta pelos PMS SÍLVIO E ANDRADE, lotados na Cia-PM de Morro do Chapéu-BA, apresentaram na Delegacia de Polícia de Morro do Chapéu, sede integrante da 49ª AISP (Área Integrante de Segurança Pública),coordenada pelo Bel. FÁBIO SANTOS SILVA, a pessoa qualificada por CLAUDIANA NASCIMENTO DO CARMO, 26 anos, procedente de Irecê, cuja acusada fora flagrada quando viajava á bordo de um ônibus da empresa Águia Branca, linha Barra-BA a-/ Salvador, prisão efetuada nessa madrugada, quando a referida conduzia consigo 15 (quinze) quilos de maconha.esequias dourado drt 4182/99-Ba.
Leia Mais...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PM de Luis Eduardo Magalhães anuncia leilão de veículos e motos


São cerca de 130 motos e 20 carros, disponíveis em leilão.
A polícia militar quer limpar o pátio da 5ª CIA, ao todo são cerca de 150 veículos e motos.
O leilão acontece no próximo dia 30 na Ciretran de Barreiras.
Os interessados podem visitar os veículos no pátio da 5ª CIA, sempre das 10h00 às 17h00.
Os donos de oficinas podem aproveitar para adquirir sucatas, já que no caso dos veículos, a maioria é de sucata.
Já os interessados em motocicletas vão encontrar a maioria ainda em condições de rodagem.
Seja qual for o negócio, o leilão é uma grande oportunidade para você adquirir veículos e motocicletas por um preço bem abaixo do mercado.
Vale lembrar que o comprador deve anotar a numeração do lote no veículo ou moto que o mesmo deseja adquirir.
É com esse número que, no dia do leilão, você dará a oferta no bem de seu interesse.
A PM informa que as informações sobre o leilão também podem ser obtidas através do 190.
Leia Mais...

Dezoito municípios do oeste baiano já sancionaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, já foi sancionada em dezoito municípios do oeste do Estado. Desde o início desse ano quando começou o trabalho de apresentação da lei, o oeste tem se desenvolvido e a informalidade tem reduzido nas cidades que optaram pela regulamentação.

Dos 41 municípios atendidos pela unidade regional do Sebrae Barreiras, mais de quarenta por cento já regulamentaram a Lei Geral. O Sebrae está realizando palestras e pactuando com os municípios da região, a responsabilidade de formalizar e sensibilizar os empreendedores. Os municípios que ainda não regulamentara a lei também estão sendo visitados pelo Sebrae e recebem informações sobre as determinações da legislação quanto a implantação da Lei Geral.

O coordenador regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, ressalta que os municípios que ainda não aprovaram a lei, estão sendo sensibilizados para regulamentar a lei. “O município que ainda não aprovou a lei está perdendo receita e impedindo os empresários de crescer e se desenvolver em seus negócios. Ao regulamentar a lei, o município está abrindo um caminho para que os empresários possam aumentar suas vendas e diminuir a informalidade”.

A Lei Complementar determina que o tratamento aos empresários deve ser feito com as instâncias criadas em cada município, sendo: Comitê Gestor do Simples Nacional, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, vinculados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O diretor-superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, reconhece o importante momento que o país está vivendo. “Estamos vivendo uma virada de página na história da informalidade dos pequenos negócios no Brasil. Antes existia uma opção de justificativa para quem era informal continuar na condição de informal”. Passos diz que o Brasil não é o mesmo de cinco anos atrás, principalmente depois que a Lei Geral passou a vigorar no país. “A Lei Geral da Pequena e Micro Empresa passou a vigorar a parti de 2007. Depois a lei foi evoluindo, com a primeira lei complementar 126/2006, depois evoluiu ainda mais beneficiando os pequenos negócios com outra lei complementar 127/2007, que passou a vigorar a partir de 2008, até ser criada a lei complementar 128/2008, que estabelece as regras e cria a figura do empreendedor individual, com mais de 100 ofícios e profissões que podem efetivamente se formalizar e gozar dos benefícios, com a limitação de receita até R$ 36.000,00 por ano. Os benefícios se adquire somente com a formalização, que são espetaculares e com custo baixo”, esclarece o diretor.

O município de Luís Eduardo Magalhães foi o primeiro na Bahia a implantar o Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. A cidade também saiu na frente no número de cadastros de empreendedores individuais. O prefeito da cidade, Humberto Santa Cruz, diz que a implantação da Lei Geral proporciona um ambiente melhor para os empreendedores, com empresas mais competitivas, mais empregos, redução da informalidade e da burocracia, justiça tributária, aumento da arrecadação, melhoria no acesso a serviços empresariais como crédito, capacitação, tecnologia, entre outros. “Costumo dizer que Luís Eduardo Magalhães é conhecido pelo crescimento do agronegócio e por grandes empresas. Mas também costumo dizer que não vamos consolidar esse momento, se não tivermos as micro e pequenas empresas totalmente instaladas aqui. O micro empreendedor e empreendedor individual é o grande desafio nosso para tornar a cidade geradora de emprego e renda e diminuir o grande espaço entre aqueles que mais tem e aqueles que mais precisam”.

Para o prefeito de Muquém do São Francisco, José Nicolau Teixeira, o processo de regularização traz desenvolvimento não apenas para os municípios, mas para todo o país. “Todos ganham com isso, pois possibilita a regularização de modo geral. Para nós, foi uma ótima oportunidade, permitindo a negociação de produtos com os nossos empresários, o que potencializa o comércio, já que podemos comprar dentro do município. Além disso, gera emprego, aumenta a receita e fortalece o município”, afirma o prefeito.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa desburocratizou o processo de abertura de uma empresa, encurtando o caminho e facilitando o processo de funcionamento da microempresa e da empresa de pequena porte. O empreendedor que deseja investir em um negócio, não precisa esperar mais para ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, pois a lei garante a liberação do CNPJ imediatamente após o cadastro na internet e sem nenhum custo. Todos os trabalhadores que se formalizarem podem usufruir dos benefícios da Previdência Social, além de financiamentos, comprar diretamente de indústrias e atacadistas, vender para o governo e ter assessoria gratuita do Sebrae.

O prefeito de São Desidério, João Barbosa de Souza Sobrinho, acredita nos resultados que a lei trará para o município com a formalização dos empreendedores. “A lei é importante porque tem muitos benefícios, tanto para poder público, como para os pequenos empresários, que terão a condição de ter o CNPJ, para prestar serviços para o setor público e privado. Além disso, terão vantagens com a diminuição das contribuições, com taxas acessíveis para todos”, informa o prefeito.

O empreendedor Rafael Conceição dos Santos trabalha como torneiro mecânico desde os 14 anos, durante o mutirão do empreendedor em São Desidério conseguiu alcançar seu objetivo. “Sempre precisei e desejava ter o CNPJ, mas como era difícil por causa da taxas altas, acabava fazendo nota avulsa na prefeitura, mas agora vou conseguir ter minha empresa e melhorar meus lucros em meu negócio”, conta satisfeito ao se tornar empreendedor individual.

Para o empresário e presidente da CDL de Ibotirama, Wdson Vitor, a Lei Geral abre muitas portas para os empresários, dando mais possibilidades de crescer e obter melhores resultados em suas empresas. “O apoio do Sebrae tem sido fundamental para os empresário, e com a aprovação da Lei Geral, essa parceria é fortalecida e traz novas oportunidades de crescimento para o comércio”.

As cidades do oeste que já aprovaram a Lei Geral são: Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Bainopólis, Brotas de Macaúbas, Correntina, Carinhanha, Ibotirama, Igaporã, Luís Eduardo Magalhães, Morpará, Muquém do São Francisco, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho e Wanderley. Quatro cidades estão com projetos em andamento: Santana, Sítio do Mato, Riacho de Santana e Oliveira dos Brejinhos. Fonte:
Leia Mais...

Buritirama terá posto avançado do Banco do Brasil.

Uma notícia boa para a população de Buritirama, no oeste da Bahia. O Prefeito Oslindo Jacobina de Almeida anunciou hoje(22) em seu gabinete, que a Prefeitura está realizando uma parceria com o Banco do Brasil - Agência de Barra - BA, para que na cidade possa ter um Posto Avançado com Gerente, dois terminais, seguranças e funcionários de apoio, aberturas de contas, empréstimos e outros serviços.

A Prefeitura irá disponibilizar toda estrutura física para o funcionamento do P.A. Esta parceria visa minimizar o sofrimento da população que até o momento vive transtornada, uma vez que os correntistas têm que se deslocarem até Barra para realizar suas operações bancárias, o que torna caro, visto que além de pagar os perueiros com as passagens de ida e volta, ainda tem na maioria consumir alimentação, e, claro, perda de tempo.

Vale destacar que até o mês de junho de 2010 existia um terminal do Banco do Brasil nas dependências da Prefeitura, que não funcionava como devia; entretanto no dia 10 do mesmo mês foi assaltado por 12 homens armados, numa operação em que quatro assaltantes morreram em confronto com a policia.

De lá pra cá o banco não substituiu o terminal e a população vem sofrendo, principalmente as pessoas que retiram o beneficio do Programa Bolsa Família, que tem que ir até Barra, passando dificuldades.

Pensando em acabar com este sofrimento, a Prefeitura e Banco do Brasil devem colocar à disposição da população este mini banco que, segundo os cálculos, deve funcionar no mês de outubro.

Fonte: www.joaoneris.com.br
Leia Mais...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pastor é acusado de tentar estuprar menor após batismo

Populares acionaram a Polícia Militar por volta das 11h da manhã do domingo (19) informando que uma adolescente havia chegado chorando e em total desespero em um bar denominado “Forró do Candeeiro”, em Itapetinga.

Os policiais Militares se deslocaram para o local informado, ao chegar identificaram à jovem como sendo F. de J. C. 17 anos, moradora da Nova Itapetinga.

A adolescente se encontrava extremamente emocionada, dizia que acabara de ser batizada no Rio Catolé por um dito Pastor de inicial "J”, de uma pequena Igreja localizada na Travessa Porto Alegre, Nova Itapetinga.

Ela informou que após o batismo de várias adolescentes o suposto pastor se prontificou a deixar todas em suas casas: “ele foi deixando todas em casa e me deixou por último, pedi para ficar na casa de uma amiga e ele me falou que só me deixaria descer na minha casa. Repentinamente ele mudou a direção do veículo e saiu sentido o Bairro Américo Nogueira.

Ao chegar em um local bem distante ele começou a me perguntar se eu tinha namorado, respondi que sim, ele perguntou se mantínhamos relações sexuais e eu também confirmei, logo ele falou que sentia desejo por mim e que também queria transar comigo, que se eu não deixasse que ele contaria para todo mundo na igreja e para os meus pais que eu não era mais virgem.”

A adolescente ficou praticamente aterrorizada com as investidas do suposto “Pastor”, para ela o momento de batismo foi o mais especial de sua vida, onde tudo seria transformado e assustadoramente logo após isso passou a sofrer o assédio do homem à qual ela depositava total confiança.

Com o carro em movimento “J.” continuou a se insinuar para a adolescente e ao tentar uma investida mais agressiva contra a menina ela conseguiu abrir a porta do veículo e se jogou em meio ao mato, fugindo desvairadamente e em desespero.

F. conseguiu chegar a um bar conhecido como “Forró do Candeeiro”, no bairro Américo Nogueira, e pediu ajuda. Os populares que lá se encontravam ligaram para a PM que conduziu a jovem até a delegacia de Polícia.

Informações do Itapetinga Agora / Imagem - Maurício
Leia Mais...

Operação da Polícia Militar recaptura fugitivos numa ilha deserta de Caravelas.

Policiais militares da equipe do tenente-coronel Antônio Barbosa Neto, do 13º BPM, que estavam no mato desde a madrugada do último domingo (19/09), conseguiram recapturar com vida, todos os presos fugitivos do Complexo Policial de Caravelas na manhã desta terça-feira (21/09), após eles terem sido cercados num matagal da Ilha de Cassurubá, na divisa de Caravelas com Nova Viçosa. Os presidiários conseguiram chegar à ilha a nado e pretendiam ficar no local, que é de difícil acesso.


A operação foi dirigida pessoalmente pelo capitão Luiz Claúdio, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar da circunscrição de Alcobaça e Caravelas. Sete presos fugiram na madrugada do último domingo (19), após a escavação de um túnel por baixo do vaso sanitário de uma das celas do Complexo Policial de Caravelas e tiveram acesso aos fundos da unidade. Todos os fugitivos foram recapturados ilesos pela Polícia Militar de Caravelas e apresentados ao delegado Robson Marocci, com o acompanhamento do juiz Marcus Aurelius Sampaio.

Durante a operação de captura, logo de imediato os policiais civis da equipe do delegado Robson Marocci, recapturaram ainda no trevo da cidade, o detento Renato da Silva Nascimento, o “Cabelo”, indiciado por tráfico de drogas. Na seqüência começou uma perseguição por parte da Polícia Militar em que o capitão Luiz Cláudio, empregou na operação os seus policiais, sargento Lopes, sargento Anjos, e os soldados Delgado, Damião, Paulo Sérgio, Varnes, Medeiros e Alex, que só na Ilha de Cassurubá tiveram êxito na captura dos fugitivos, depois de dois dias e duas noites fazendo buscas na região.

Foram capturados os fugitivos: Fábio Figueiredo Barbosa, 24 anos, preso por tentativa de estupro; Marcelo Calisto de Assis, o “Negão”, 21 anos, preso por tráfico de drogas; José Bernardo da Silva Santos, 22 anos, preso por roubo; Sérgio Pereira Guimarães, 25 anos, preso por roubo; Alex dos Santos, 21 anos, preso por tráfico de drogas, além de Thiago Guilherme Gomes Santos, 21 anos, elemento considerado como de alta periculosidade com diversos crimes de assaltos na ficha e cumpre pena em Caravelas pelo assalto cometido contra a Casa Lotérica da cidade, sendo que ele já havia conseguido fugir uma primeira vez e foi na época recapturado em Itabuna ao trocar tiros com a polícia, por ocasião em que um comparsa dele foi morto.
Fonte: teixeiranews.com.br
Leia Mais...

Homem invade guarita da PRF e é alvejado com tiros em Itamaraju

O fato aconteceu por volta das 05h da madrugada desta segunda-feira (20), quando os patrulheiros do Posto da Polícia Rodoviária Federal de Itamaraju (PRF), foram surpreendidos por um indivíduo que adentrou na guarita.

O invasor trata-se do tratorista Luciano Bispo Santos Rodrigues, o “Neguinho”, de 36 anos de idade, morador da rua Bráulio Carletto, no bairro Tassizão, que fica bem próximo do posto da PRF.

O tratorista foi visto no bairro na noite do domingo (19) totalmente alterado, reclamando de tudo e todos e na madrugada chegou na guarita da PRF ameaçando os policiais. Os agentes de plantão, que não tiveram os nomes revelados, ainda teriam tentado acalmá-lo, uma vez que populares já tinham avisado aos mesmos que Luciano estava indo para o local.

O tratorista Luciano não ouviu ninguém e já entrou na guarita provocando um quebra-quebra.

Consta na ocorrência policial lavrada na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL), que o tratorista fez menção que estaria tirando uma arma da cintura, sendo que um patrulheiro ainda chegou a atirar para o chão tentando intimidá-lo. Mesmo assim o invasor não sentiu-se intimidado, quando foi alvejado no ombro direito e abdômen.

Uma unidade do Samu foi solicitada e o tratorista foi socorrido, dando entrada no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) e de imediato foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

Policiais civis de Itamaraju estiveram no local por determinação do delegado Gean Carlos Nascimento. O investigador Felipe Mendes realizou os procedimentos legais. Cápsulas das balas que atingiram o tratorista foram recolhidas e farão parte do inquérito policial.

A alegação do plantão da Polícia Rodoviária Federal para não revelar os nomes dos agentes que estavam presentes no posto no momento dos disparos, é que a medida seria por uma questão de segurança, já que estes são obrigados a trabalhar no posto, distante do centro da cidade e que começa a ser cercado por bairros populosos, como é o caso do Tassizão.

Familiares do tratorista Luciano disseram que o mesmo vinha apresentando sinais de depressão e reclamando muito da vida, mas jamais imaginaram que ele chegasse a tal ato de agressividade.

Informações do Teixeira News
Leia Mais...

Cidades baianas adotam toque de recolher para menores de 18 anos

O município de Santo Estevão, a 160 km de Salvador, adotou o toque de recolher para crianças e adolescentes. A medida, determinada pela Justiça, estabelece que crianças com até 12 anos só podem ficar na rua até às 20h30m. Quem tiver até 14 anos até as 22h. Entre 14 e 18 anos incompletos, devem voltar para casa às 23h30m. Além de Santo Estevão, o toque de recolher foi implantado nas cidades de Ipecaetá e Antônio Cardoso.

No primeiro dia de vigor da lei, o adolescente Mateus, de 16 anos, foi orientado por policiais e comissários de menores a ir para casa. Perguntado se era acostumado a ficar esse horário na rua, Mateus Silva disse que agora terá que mudar esse hábito e voltar para casa mais cedo.

- Com essa Lei aí não dá mais pra ficar - disse ele.

A medida agradou muitos moradores. O comercianten Elson Gomes comemorou.

- Foi a Lei que mais gostei - disse ele.

A portaria foi assinada pelo juiz José Brandão Neto. Em São Paulo, pelo menos cinco cidades já adoram a medida. Na Bahia, uma comitiva formada por policiais civis, miltares e comissários de menores percorreram bares, lan houses e praças de Santo Estevão. Os jovens flagrados nas ruas foram levados para a sede do Juizado de Menores e só serão liberados com autorização por escrito dos responsáveis.

Santo Estevão tem 45 mil habitantes segundo dados da delegacia, os jovens são responsáveis por 60% das ocorrencias policiais no municipio. Crimes como assaltos a casas comerciais, residenciais e tráfico de drogas.

- Menores da classe média e classe média alta têm cometido diversos atos infracionais - disse o tenente da PM Wellington Souza.

Um dos objetivos da medida é combater a exploração sexual de menores. Santo Estevão está localizada numa das mais movimentadas rodovias do estado: a BR-116, por onde se segue para São Paulo ou Rio de Janeiro.

O globo.com
Leia Mais...

Casa de prostituição infantil é descoberta.

Uma operação da Polícia Militar de Itabela, com a participação do Conselho Tutelar, resultou na prisão da cafetina Katilene da Silva Marinho, 26 anos, proprietária de uma casa de prostituição no centro de Itabela.


A prisão, ocorrida no fim da tarde deste domingo (19), na Rua Jacarandá, só foi possível porque a mãe de uma adolescente de 14 anos, que vinha sendo explorada sexualmente, denunciou o fato ao Ministério Público.

No local, além da menina, os policiais encontraram Edneia Santos Nascimento, 29 anos e Jildenice Santos Nascimento, 24, além dos frequentadores Webister Viana Gomes, 18, e um adolescente de 16, todos detidos.

Em depoimento a um policial militar, a adolescente de 14 falou que ela e uma das mulheres estavam mantendo relação sexual com os rapazes no mesmo quarto. No local foram encontrados diversos preservativos.

Outro fato chamou a atenção dos policiais. Duas filhas de Katilene, de sete e 10 anos, também moravam na casa e presenciavam tudo o que acontecia.

Segundo o Conselho Tutelar, a filha mais velha de Katilene pode se submeter a exame de corpo de delito, pois existe a suspeita de que ela também tenha sido abusada sexualmente.

As meninas estão à disposição do Ministério Público. Os envolvidos serão ouvidos nesta segunda-feira (20) e podem ser indiciados por exploração sexual infanto-juvenil.

A Polícia Militar apurou que a casa pode ser também um ponto de venda de drogas e que durante a noite registra grande movimentação de pessoas. RADAR64
Leia Mais...

mulher, filha e sobrinhas são queimadas vivas em Alcobaça

Uma tragédia que chocou moradores de um pequeno município do interior baiano. O incêndio ocorrido na residência de número 30 da Rua São Benedito, município de Alcobaça, deixou três crianças e uma mulher carbonizadas. Ontem, as três vítimas menores de idade foram sepultadas.

Vingança é a principal linha de investigação da polícia, que investiga o envolvimento de um dos mortos, Rojervana Miranda de Almeida, 25 anos, com o tráfico de drogas. Na manhã de ontem, o traficante Jeová Jesus da Cruz, apontado como principal suspeito do crime, foi preso. Além de Rojervana, morreram a filha de 2 anos, Maria Júlia Miranda Almeida, e as sobrinhas, Caroline Miranda da Silva, 14, e Brena Miranda da Silva, 10.

Cerca de nove pessoas da mesma família dormiam na residência, quando o fogo se alastrou. Ao perceberem as chamas, por volta das 23h30, os moradores entraram em desespero e tentaram escapar das chamas, mas as crianças e Rojevana não conseguiram.

Em um segundo quarto dormiam Darcila Miranda de Almeida, Estela dos Santos Miranda e os menores D.A.R e D.M.A, únicos sobreviventes do incêndio, que foram socorridos para o hospital da cidade. Um dos feridos permanece internado com 60% do corpo queimado.

De acordo com o escrivão da delegacia, Welisson Tobias, testemunhas garantiram que Jeová é o responsável pelo incêndio criminoso. “Familiares afirmaram que ele vivia na casa de Rojevana e por vingança, teria ateado fogo na residência.

Além disso, alguns populares o terem visto nas proximidades do local com um vasilhame na mão, provavelmente com a gasolina usada no crime”, afirmou o policial. O delegado José Carlos da Silva, titular da delegacia de polícia civil, esteve no local e ouviu os sobreviventes.

Segundo a polícia, a suspeita é que um artefato conhecido por “cocktell molotof” tenha sido lançando no interior da residência, provocando a tragédia.

A casa ficou totalmente destruída. Buscas foram realizadas para a captura do suspeito e Jeová foi detido em casa, enquanto dormia. Por medidas de segurança, ele foi transferido para a delegacia de Teixeira de Freitas, onde será ouvido.

“Todos ficaram revoltados com o crime e a população admitiu o desejo de linchamento. A Justiça achou melhor que ele fosse transferido para que não ocorressem problemas maiores”, finalizou o agente. Tribuna da Bahia
Leia Mais...

Em Eunápolis marido mata esposa e enterra corpo no quintal.

O trabalhador rural Petronílio Francisco da Silva, 66 anos, matou a mulher Renildes Gama dos Santos, 33 anos, e enterrou o corpo no quintal de casa.


O corpo de Renildes, que estava desaparecida há oito dias, foi descoberto no começo da tarde desta terça-feira (21), na Rua Campos Sales, no bairro Alecrim I, Zona Norte de Eunápolis.

Os policiais militares do PEOT localizaram o cadáver, que estava em local íngreme e perto de um brejo, graças à denúncia anônima. ‘Chegaamos aqui e averiguamos o solo. O barro estava fresco. Cavamos e conseguimos, com certa dificuldade, localizar o ponto onde se encontrava o corpo’, disse o policial militar Maqnos.

Durante a remoção do cadáver, Petronílio esteve no local e se entregou à PM por espontânea vontade, com medo de ser linchado. Em entrevista ao RADAR64, ele se mostrou bastante confuso, não sabendo o dia exato do crime, mas falou que o fato ocorreu durante a noite. Ele afirmou que brigava muito com a mulher, que as separações eram constantes e que era traído.

Na última vez que ela esteve em casa, os dois discutiram novamente. ‘ Ela me atacou com um martelo. Tomei o objeto dela. Descemos rolando a ribanceira. La em baixo a matei com golpes na cabeça e a enterrei no buraco’, detalhou Petronílio.

Petronílio, que segundo o delegado Valfredo Neto vai responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver, se diz arrependido. ‘Eu a amava. Estou sentido e arrependido. Não sei o que se passou em minha cabeça naquela hora. Ela me largava em casa e ia ficar com outro homem’, declarou o idoso.
Leia Mais...

Comunidade do distrito João Durval sofre com a falta de abastecimento de água

O vereador Roque Pereira está reclamando de problemas de abastecimento de água em localidades do distrito Governador João Durval, antigo Ipuaçu. Como representante político do distrito, ele observa que a Prefeitura não vem atendendo a solicitações da comunidade, feitas através do seu mandato, para solucionar os problemas.

Segundo ele, o Colégio Otaviano Campos, na localidade de Pedra da Canoa, e a Escola Dival Figueiredo Machado, em Santa Rosa, estão com seus alunos e professores prejudicados devido à falta de água. Há problemas também em residências nas localidades de Formosa e Fazenda Maia.

Roque pediu ao colega vereador Antônio Francisco Neto para que intervenha junto ao secretário Ozeny Moraes, de Agricultura e Recursos Hídricos, para que sejam adotadas as medidas necessárias.

“Acredito que esse impasse na resolução dos problemas esteja ocorrendo por causa de divergências políticas. Infelizmente os benefícios não estão chegando às comunidades. Estou apoiando outro candidato, não a primeira-dama Graça Pimenta, para deputado estadual. Mas o prefeito Tarcízio Pimenta, com certeza, não aprova esse tipo de procedimento e nem deve ter conhecimento do que está ocorrendo”, disse ele.

Ailton Mô denuncia invasão em espaço reservado para Complexo Esportivo

O vereador Ailton Araújo Rios – Ailton Mô – (PSDB), hoje (21), durante seu discurso na tribuna da Casa da Cidadania, denunciou que cerca de 50 pessoas estão invadindo uma área (em baixo da rede de extensão da Coelba) na Avenida Medeiros Neto, no bairro Sítio Matias. O edil cobrou providências dos órgãos competentes, enfatizando que existe um projeto na Prefeitura que tem por objetivo desenvolver nesse terreno um Complexo Esportivo.

“Na semana passada, eu tive na Coelba, alertando esse tipo de ação que vem acontecendo, inclusive com a conivência da Coelba, visto que ela está fazendo no local as ligações de energia elétrica. A Coelba diz que não é o papel da empresa fazer a fiscalização. O papel da Coelba não é fazer as ligações, mas infelizmente está fazendo. E o papel da fiscalização do solo para não deixar invadir é da Prefeitura. Eu entrei em contato com o secretário Pinheiro, mas ele disse que não pode fazer nada”, declarou Ailton Mô.

Para o vereador, está faltando atitudes para conter o problema. “Os moradores daquela localidade estão muito preocupados. Ali não deve virar um canteiro de casas invadidas, visto que a comunidade zela pela área e sonha com um espaço, para que as pessoas possam estar se socializando. É preciso que a Prefeitura, ou quem quer que seja, se é Coelba, se é o Ministério Público, que tome as devidas providências para coibir as invasões”, argumentou o edil.

Projeto de Getúlio Barbosa propõe criar Espaço Cultural da Câmara Municipal

Está em tramitação na Câmara Municipal um Projeto de Resolução propondo a criação de um espaço cultural na Casa da Cidadania. A proposição é de autoria do vereador Getúlio Barbosa. O Espaço Cultural da Câmara Municipal, como deverá ser intitulado o local, abrangeria diversas áreas do prédio do Legislativo, inclusive o plenário.

Segundo o autor do projeto, o saguão e o plenário da Câmara podem perfeitamente ser aproveitados para atividades culturais, desde exposições de obras de arte a peças de teatro e exibição de filmes ou documentários. “Já temos a estrutura para acolher essas manifestações culturais, como retroprojetor e equipamento de som e área para receber o público”, observa. Para o vereador, a Câmara não terá gasto adicional com a execução do projeto.

“O objetivo deste projeto é proporcionar atividades culturais para organismos educacionais e institucionais. Promover as diversas formas das artes, acesso a fontes de cultura e desenvolvimento intelectual dos cidadãos”, disse Getúlio. Ele salientou que, “uma vez oficializado o espaço, a Câmara poderá firmar convênio com clubes de serviços, associações e escolas, para que manifestações culturais tenham condições de ser apresentadas nesta Casa”.

A Casa da Cidadania, como sugere o próprio nome, deve promover a integração da Câmara com as diversas manifestações culturais de Feira de Santana, defende o vereador.

O presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde, acha o projeto “excelente”, mas está preocupado com alguns aspectos. “O quadro de funcionários é reduzido. Não vejo estrutura suficiente. Aprovado este projeto, a comunidade vai solicitar o espaço. Às vezes, temos sessões solenes. Já é sobrecarregado uso da Câmara. O espaço que dispomos também é pequeno”, ponderou.

O vereador Marialvo Barreto diz que “a idéia é boa, no sentido do aproveitamento do espaço. Mas deve haver cautela em sua utilização, para não haver desvio de função. Uma manifestação de cunho gay, que seja picante, por exemplo, poderia resultar em uma política ruim, como já ocorreu em outro estado e foi mostrado pela imprensa”. Por outro lado, observou, uma peça teatral, para ser exibida no plenário, haveria a necessidade de retirar o vidro que separa o local das galerias. “Não existe palco separando o público dos atores por uma vidraça”.

O vereador Antônio Francisco Neto pediu adiamento de pauta por três sessões. “Diante da preocupação manifestada pelo presidente da Casa, creio que é necessário adiarmos a votação dessa matéria, para que possamos tratar melhor dessas dificuldades”.

Luluda Barreto receberá o título de Cidadã Feirense

A diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Maria de Lourdes Guimarães Barreto, será homenageada com o título de Cidadã Feirense. Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Getúlio Barbosa, concedendo a honraria, foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (21) da Câmara.

Maria de Lourdes Guimarães Barreto é conhecida no meio cultural de Feira de Santana como Luluda Barreto. Ela atua há décadas na promoção de eventos das mais diversas manifestações culturais, especialmente no teatro.

“Luluda realiza um trabalho realmente de alto nível na Secretaria. Há vários anos ela ocupa este cargo, desde governos passados, sempre honrando com muita dedicação e comprometimento”, disse o vereador. Fora do serviço público, acrescentou Getúlio, ela tem uma preocupação muito grande com a questão cultural de Feira de Santana.

O vereador Alcione Cedraz, que já foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer, tendo Luluda Barreto como uma de suas assistentes, disse que Luluda, a futura cidadã feirense, é uma pessoa “muito comprometida com a cultura de Feira de Santana”. Fonte: jornalgrandebahia.com.br
Leia Mais...

A noite de Jammil na Festa da Paz deixa saudades.

Em tom de despedida, centenas de pessoas compareceram ao Coliseu da Paz na noite de domingo, para curtirem o último dia de Festa da Paz, que ficou por conta de muita música baiana ao som de Jammil.

Juntos desde 1994, os músicos Tuca Fernandes (guitarra e voz), Manno Góes (baixo e vocal) e Roberto Espínola (guitarra e vocal) fizeram uma mistura de reggae, rock com samba reggae, afro music, e levaram o público ao delírio com sucessos como Minha Estrela, É Verão, Praieiro, Milla, Ê Saudade, Acabou, Pra Te Ter Aqui, De bandeja, Tchau I have to go now, e muitas outras que consagraram a banda em todo o País.

“Já conhecíamos a região, mas estamos pela primeira vez em São Desidério com muita música boa, animada porque nossas canções também falam de paz, amor, principalmente nesses dias atuais em que as pessoas precisam ser inspiradas pela paz”, declarou o vocalista Tuca.

A estudante Ana Carolina Santos, 17, veio de Cascavel – Paraná especialmente para curtir o show. “Gosto do som de Jammil e quando soube por meus parentes que moram aqui que Jammil iria tocar nessa cidade não pude perder essa oportunidade tratei de comparecer”. Fonte: Fala Barreiras - Por: Ana Lúcia Souza - Foto: Rodney Martins
Leia Mais...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CRIMINOSO QUE ASSASSINOU A ESPOSA EM SÃO PAULO FOI PRESO EM CAFARNAUM

No dia 5 de Setembro do corrente ano, um bárbaro assassinato aconteceu no Bairro Paulista, denominado Capão Redondo-SP. O assassinato comoveu todo país, quando foi divulgado nos principais canais de TV, inclusive matéria no Programa do apresentador DATENA na rede Bandeirante de Televisão e no Boletim de Ocorrências no SBT.
Ontem uma equipe do Delegado JORGE FIGUEIREDO JÚNIOR, composta pelos agentes CARLOS BRITO E ROINALDO, integrantes da Coordenadoria Regional de Polícia de Irecê, após terem informações pelos repórteres , informando que o marginal estaria na região de Salobro, diligência com êxito em um Povoado no município de Cafarnaum prenderam o criminoso OSNI RODRIGUES DE JESUS, 36 anos que confessou ter de forma fria matado a esposa JUCICLEIDE OLIVEIRA SILVA, 26 anos, mãe de dois filhos do mesmo.
Ele declarou que molestou a esposa , utilizando uma "maromba", espancando a mesma até a morte e que ato contínuo furtou um carro Monza, colocou o corpo da vítima enrolado em colchão e cobertores no porta-malas do carro sendo que em um lugar desconhecido ainda em São Paulo espalhou gasolina sobre o corpo da vítima e atiçou fogo . O referido delinquente está preso na Delegacia de Polícia de Irecê e será transferido para capital Paulista.ESEQUIAS DOURADO DRT 4182-BA-99. Fonte: ezequiasdourado.blogspot.com
Leia Mais...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Olhe, é Júpiter lá no céu.

Se você andou notando um ponto muito brilhante no céu neste mês, chamando atenção na direção leste, abaixo da Lua, trata-se de Júpiter. O ano de 2010, e mais especificamente este mês de setembro, é especial na relação entre a Terra e o rei dos planetas do Sistema Solar.

(Se andou olhando para oeste, você pode ter visto dois pontos brilhantes, Vênus, muito intenso, e Marte, mais fraquinho… Além de Spica, a estrela Alfa da constelação de Virgem. Dá para distinguir uma estrela de um planeta notando que as estrelas piscam e os planetas, não.)

Na próxima terça-feira, 21, Júpiter atinge a chamada oposição — um arranjo no céu que coloca a Terra bem entre o planeta e o Sol. É a melhor configuração que há para observá-lo, já que teremos o Sol às nossas “costas” e Júpiter diretamente sob o grande holofote solar.

Neste ano, a oposição acontece com Júpiter muito próximo (em termos cósmicos, claro) de nós: cerca de 194 milhões de quilômetros mais perto do que a distância média que nos separa do grandalhão — e lembre-se de que menos do que isso, 150 milhões de quilômetros, é a distância entre a Terra e o Sol.

Mesmo assim, ainda estaremos bem distantes dele — separados por 583 milhões de quilômetros.

De qualquer forma, a última vez em que uma oposição ocorreu assim tão perto da Terra foi em 1963! A próxima oportunidade será em 2022.

Encontrar Júpiter no céu nos próximos dias não será difícil. Basta olhar para leste — a direção oposta ao pôr-do-sol — por volta das 18h30. O planeta aparece como um ponto de luz intenso, estável, bem mais brilhante que as estrelas, perdendo em luminosidade, nessa direção, apenas para a Lua, que fica cheia no dia 23.

Galileu conseguiu descobrir quatro das luas de Júpiter com um telescópio simples, há 400 anos. Quem tiver um instrumento como uma luneta ou um bom binóculo pode aproveitar a oposição e tentar encontrá-las: são Io, Europa, Ganimede e Calisto.

Júpiter, só para lembrar, é o maior planeta do Sistema Solar. Na verdade, um astrônomo alienígena estaria cometendo apenas um pequeno erro de poucas casas decimais se supusesse que o Sistema Solar é formado apenas por dois corpos, o Sol e Júpiter: a massa joviana é 2,5 vezes maior que a de todos os demais planetas somados, incluindo os demais “gigantes” — Saturno, Urano e Netuno.

Júpiter dá uma volta completa em torno do próprio eixo (um “dia”) em menos de dez horas, e realiza uma órbita (um “ano”) a cada 12 anos, aproximadamente. Seu raio é 11 vezes maior que o da Terra e sua gravidade, cerca de duas vezes maior. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/carlos-orsi/2010/09/17/olhe-e-jupiter-la-no-ceu/
Leia Mais...

Em lapão será realizado o XIII CERCC

O evento tem início hoje e estende – se até o próximo domingo

Inicia-se hoje, sexta-feira (17), a partir das 19h, no Parque da Cidade em Lapão, o XIII Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica. O evento será aberto com uma Missa que será celebrada pelo Padre Nilson da TV Século de São Paulo.

O Prefeito da cidade, Hermenilson Carvalho adotou todas as providências necessárias para a montagem da infraestrutura com vistas a receber o grande evento que se estenderá até o próximo domingo.

Fonte: ASCOM PM LAPÃO
Leia Mais...

JOVEM FOI ABATIDO A TIROS EM IRECÊ

Mais um assassinato bárbaro aconteceu em Irecê, por volta das 19:30 horas desta 5ª Feira, 16/set./2010, fato acontecido na Rua Rosita Lopes Soares, quando, conforme testemunhas um elemento ainda não identificado chegou montado numa bicicleta deflagrando vários disparos contra a vítima JOSEVÂNIO FIRMINO MACENA, 18 anos que após atingido na cabeça veio a óbito no local. Quando a Polícia chegou curiosos ja estavam no local e removeram a vítima. ESEQUIAS DOURADO DRT 4182-BA-99. Fonte: ezequiasdourado.blogspot.com
Leia Mais...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cidade Digital continua em expansão e várias localidades de Feira de Santana são contempladas com Internet.

Programa pioneiro no Norte/Nordeste do país, desenvolvimento pelo Governo Municipal, o Feira Cidade Digital continua em expansão na cidade. O sinal gratuito de internet banda larga já está chegando também nos bairros George Américo e Parque Ipê e ainda no povoado de Terra Dura, distrito de Humildes.

No bairro George Américo, a antena transmissora do sinal foi instalada na praça central. Já no bairro Parque Ipê o equipamento está instalado em cima da Policlínica. Em cada localidade, o sinal alcança uma área de até 1500 metros do ponto de transmissão.

Nos últimos dias, o sinal de internet gratuita também já está disponível nos distritos de Bonfim de Feira, Matinha e Jaíba. Semana passada, começou a instalação dos equipamentos na sede do distrito de Jaguara. A internet gratuita também está contemplando os moradores do conjunto Feira VII e adjacências.

O técnico do programa Feira Cidade Digital, Antenor Sena Moraes, explica que a programação já está definida para outras localidades. “Nossa prioridade será levar internet para as escolas da rede pública municipal e nas comunidades onde elas estiverem instaladas”, frisou.

Escolas cumprem calendário especial

Calendário aprovado pelo Conselho de Educação

O calendário especial para o ano letivo de 2010, aprovado no mês de agosto pelo Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana, está sendo cumprido pelas escolas da rede municipal de ensino que aderiram à paralisação ocorrida no período entre 10 de maio a 15 de junho.

Conforme prevê o novo calendário, foram acrescidos 27 dias para totalizar os 200 dias de ano letivo. A reposição das aulas foi iniciada na semana de recesso dos festejos juninos e vem sendo cumprida aos sábados, dois a cada mês. Por conta da paralisação, a distribuição das quatro unidades inseridas no calendário escolar sofreu alterações.

A primeira unidade não foi prejudicada, já que o início se deu em 18 de fevereiro e o término em 30 de abril. O período da segunda unidade, iniciada em 3 de maio e prevista para ser encerrada em 21 de julho, foi estendido até o dia 18 de agosto. A terceira unidade prossegue do dia 19 de agosto até 28 de outubro, enquanto que a quarta unidade ocorrerá de 29 de outubro à 07 de janeiro.

Os estudos de recuperação e avaliação final serão realizados de 11 a 15 de janeiro. A entrega das atas dos resultados finais está prevista para acontecer em 21 de janeiro de 2011. As escolas da rede municipal de que não participaram da greve seguirão o calendário original, cujo encerramento do ano letivo está previsto para o dia 15 de dezembro.

Praça em conclusão na Mangabeira

Entrega do equipamento até início do próximo mês

As obras de construção de uma moderna praça multifuncional continuam avançando no bairro Mangabeira, entre as ruas Miranda e Japurá, para oferecer opção de lazer para a comunidade. A previsão dos encarregados pelo serviço é de entrega do equipamento até início do próximo mês.

Construído com recursos próprios, através da R. Carvalho Construções e Empreendimentos, a praça possui passeio em concreto pigmentado de alta resistência, parquinho infantil com casa suspensa e gangorras em local com areia branca para amortecer impactos, rampas de acessibilidade para cadeirantes e também ajardinamento com grama em placa.

Na área também estão com construção em ponto de telhado dois quiosques com três vagas, mais um sanitário e dois depósitos. O espaço abrigará os antigos comerciantes que possuíam barracas no local. Para garantir a utilização do equipamento à noite com maior segurança, quatro torres de iluminação já estão instaladas.

O mestre de obras Antônio Tadeu dos Santos prevê a conclusão do serviço até início do próximo mês. “Estamos trabalhando com cerca de 20 operários e concentrando os trabalhos nos quiosques. A parte mais demorada já concluímos. Agora é partir para os acabamentos”, frisou.

Festa do Vaqueiro em Jaguara

Evento acontece em dois dias, 25 e 26

Vaqueiros de Feira de Santana e cidades vizinhas vão se encontrar na tradicional Festa do Vaqueiro do distrito de Jaguara, evento que acontece há 25 anos. O encontro será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, iniciando no sábado (25) com atrações musicais.

Segundo o administrador de Jaguara, José Carneiro de Souza, a festa é uma maneira de manter viva a tradição no distrito.“Precisamos manter essa tradição viva. Atualmente temos poucos vaqueiros por conta do custo do traje”, conta.

A festa será aberta no sábado, dia 25. Mas no domingo, os vaqueiros começam o desfile às 8 horas, saindo da comunidade de Juazeiro para a praça da Matriz, em frente da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, participam de missa na igreja do distrito.

A festa faz parte do calendário de Festejos Populares do município. Todos os anos dezenas de vaqueiros de cidades como Feira de Santana, Serra Preta, Ipirá e Tanquinho, participam da festa, concorrendo à várias premiações.
Jornal Grande Bahia
Leia Mais...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Santa Maria da Vitória será palco neste sábado de um debate histórico.

O Movimento da Juventude Santamariense vai realizar neste sábado (18/09) o primeiro debate entre candidatos a deputado estudual em Santa Maria da Vitória.O evento tem o objetivo de oferecer aos eleitores a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos para a cidade. O evento será realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) com inicio programado para as 19h. De acordo com a organização, o debate tem previsão para duração de duas horas e meia. O debate está sendo amplamente divulgado na cidade, com carro de som nas ruas, com visitas nas escolas convidando a juventude a participar, e com divulgação em três rádios: Santa Maria FM(Santa Maria da Vitória), Cultura FM (Santa Maria da Vitória) e Carícia FM (Correntina).

Para oferecer aos candidatos condição de igualdade e oportunidade para responder os principais anseios dos eleitores, o debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro será destinado as perguntas elaboradas pelos integrantes do MJS - Movimento da Juventude Santamariense; O segundo bloco será para as perguntas de candidato para candidato; O terceiro Candidatos respondem as perguntas do público selecionadas pela comissão organizadora.

Foram convidados todas as entidades filantrópicas, movimentos sociais, empresários, e toda população em geral para prestigiar um momento raro na política, quando o candidato é colocando em situações onde é possível conhecer o que pensa e o como pretende realizar seu programa de metas.

Foram convidados os seguintes candidatos:

1) Kelly Magalhães (PCdoB)
2) Erico Ribeiro (PMDB)
3) Professor Valdeci (PT)
4) Carlinhos de Zé Ferreira (PSC)
5) Antonia Pedrosa (PMDB)
6) Herbert Barbosa (DEM)
7) Caduda Braga (PSDB)
8) Euclides Fernandes (PDT)
9) Ronaldo Carletto (PP)
10) Bete Wagner (PV)
11) Cacá Leão (PP)
12) Salvador Brito (PT)

Sobre o Movimento da Juventude Santamariense

É um movimento social criado e mantido por jovens filhos de Santa Maria da Vitória que em protesto a política velha e suja praticada há décadas na cidade, resolveu sair as ruas para um trabalho de conscientização da importância do voto e o entendimento que a política é um meio de transformação social, e não um meio de favorecimento pessoal, direito e egoísta.

Para mais informações:

Coordenadores:

Edvaldo Barbosa -
Marcelo Leite - 62 9182 - 8152
Maurizan Cruz - 61 8123 -3693

MJS - Movimento da Juventude Santamariense
Fonte: novoeste
Leia Mais...

Vereadores aprovam por unanimidade a Lei Geral das Pequenas Empresas

A Lei Geral proporciona aos pequenos negócios maior possibilidade de acesso a mercados

Os pequenos e micros empresários de Irecê passaram a contar, desde a última quinta-feira (9), com os benefícios proporcionados pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A Câmara de Vereadores local aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 41/2010, do executivo municipal, que institui a legislação no município.

O coordenador regional do Sebrae, Paulo Barreto, comemorou a aprovação da Lei Geral parabenizando o prefeito, Zé das Virgens, e os vereadores do município, pela visão que tiveram sobre a importância da legislação e os benefícios que ela traz, como a geração de mais renda e mais emprego para a cidade. Ele salientou que "a Lei Geral é um dos pilares para a criação de um ambiente econômico favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. E o Sebrae está determinado a seguir trabalhando muito na divulgação de seus benefícios, pois privilegiar os pequenos empreendedores tem uma dimensão muito grande para o País".

Irecê hoje está entre os 57 municípios baianos que regulamentaram a legislação. A Lei Geral proporciona aos pequenos negócios maior possibilidade de acesso a mercados, simplificação e desburocratização, crédito e financiamento, tributação reduzida (em muitos casos), incentivo ao associativismo, educação empreendedora, acesso à Justiça diferenciado, inovação e tecnologia, além da preferência nas compras governamentais de até R$ 80 mil.

Fonte: ASCOM PM IRECÊ
Leia Mais...

CAA capacita monitores em gestão de recursos hídricos

A capacitação ocorreu entre os dias 8 e 9, no Centro de Convenções do Hotel Caraíbas

O Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) capacitou vinte monitores em gestão de recursos hídricos, cidadania e convivência com o semiárido, para atuarem no Projeto Cisternas II. A capacitação ocorreu entre os dias 8 e 9, no Centro de Convenções do Hotel Caraíbas, em Irecê, a 474Km de Salvador. O evento teve a participação dos engenheiros agrônomos Carisvan Pereira e Gilberto Eleodoro, dos pedagogos Nara Lígia e Cláudio Rodrigues, e do coordenador do Cisternas II, Gutierres Gaspar.

Nos dois dias, os educadores populares participaram de atividades práticas e teóricas. Visando o aprimoramento do conteúdo aplicado nas capacitações em GRH, foi entregue à equipe uma apostila com informações sobre tecnologias sociais e vários textos relacionados ao semiárido. O material destaca também o trabalho da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), do CAA, e os parceiros na execução dos projetos.

Na quinta-feira (9), os instrutores foram até a sede do CAA acompanhar o processo de construção de um canteiro agroecológico. A atividade foi mediada pelos engenheiros Gilberto e Carisvan, que esclareceram dúvidas e passaram noções sobre agroecologia.

AVALIAÇÃO

O monitor Odair Araújo dos Santos, cita que “tudo o que foi mostrado na capacitação foi muito proveitoso, pois serviu para aprimorar os conhecimentos”. Adalgisa Alves Rocha, também monitora, compatilha: "O aprimoramento da metodologia refletirá em um curso mais qualificado e ainda mais compreensível para as famílias”.

A série de cursos sobre Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), está prevista para iniciar na próxima quinzena de setembro. A construção dos reservatórios tem início logo após as capacitações. O Projeto Cisternas II é fruto de parceria entre o CAA, Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Sedes), e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Fonte: ASCOM CAA
Leia Mais...

Policia prende homem que matou esposa com facão em Varzea do Poço.

Já está preso na delegacia em Várzea do Poço o lavrador Joselândio Bispo da Paixão, conhecido como "Lando" réu confesso da morte de sua esposa Claudiana Pereira dos Santos Bispo, 29 anos, fato ocorrido na manhã de quarta feira, 08 de setembro quando ele teria ido a escola do filho menor de 4 anos e seqüestrado-o, em seguida teria levado sua esposa, para um local no interior do município, onde cometeu o homicídio.

As policias Civil e Militar do município de Várzea do Poço, envolvidas na prisão do acusado disseram que depois de matá-la na presença do filho em uma fazenda, próximo ao povoado Nova Esperança, Lando fugiu e se escondeu até que pudesse voltar a ter contato com seus familiares.

De acordo com informações do Sgto PM Guaracy, comandante do DPM, da cidade de Várzea do Poço, Lando estava escondido na casa dos pais, no povoado de Nova Esperança, próximo ao local do crime.

A delegada da Policia Civil, Bela. Manuela Rodrigues de Araújo, disse que após a prisão, Lando foi levado ao local do crime e contou como tudo aconteceu, informando todos os detalhes até chegar na morte da esposa. Foi apreendido com Lando um facão que foi usado por ele para assassinar Claudiana.

Joselândio continuará presos sob custódia da justiça até que seja julgado pelo crime. "Ele não esboçou reação no momento da prisão, finalizou o Sgto Guaracy.

A fez seu papel e deu uma resposta positiva para a sociedade que clamava pela prisão do acusado por ter cometido um de tamanha crueldade contra sua esposa na presença de seu próprio filho menor.

O povo quer saber (Repórter Antonio Carlos)
Leia Mais...

PM PRENDE UM DOS CHEFES DO CRACK DO PAU PELADO COM REVÓLVER CAL. 38

LÔLA DISPENSOU A ARMA NOS FUNDOS DE UMA CONSTRUÇÃO.

A Guarnição da Polícia Militar de Itapetinga composta pelos policiais Caetano, Danilo e Jonatah prenderam no domingo (13) o bandido RENILDO BISPO GONÇALVES, 20 anos, conhecido na Vila Suzano, o antigo Pau Pelado, com o vulgo de “LÔLA”.

Ele está envolvido em co-autoria de vários crimes na cidade, entre tentativas de homicídios, tráfico e outros.

Lôla foi preso na Rua Lindiomar Ciprino, Vila Riachão. O bandido é habituado a trocar tiros e amedrontar a população das vilas, sempre posando como destemido e corajoso, porém ao avistar a guarnição da PM toda a sua coragem foi pro ralo, correu pros fundos de uma construção e jogou fora a arma, um revólver cal. 38 Rossi, de numeração raspada. Porém tanto ele como a arma acabaram sendo encontrados e foram apresentados no Complexo Policial.

A mulher de "Lôla" tem 14 anos e se encontra com 03 meses de gravidez.
Fonte: noticiasdeitapetinga.blogspot.com
Leia Mais...

Quatro mortos e oito feridos em acidente com ônibus em Itiúba.

Nesta segunda feira, 13 de setembro, um ônibus que conduzia os feirantes de Senhor do Bonfim, Filadélfia, causou a morte de 04 (quatro) pessoas. De acordo com informações o veiculo teria estourado o pneu, o motorista não conseguiu controlar o a direção e bateu em uma árvore.

O fato ocorreu por volta das 05h30min na localidade de carrapato, Itiúba. O ajudante do ônibus teve o braço fraturado, mas mesmo assim ajudou vários feridos no acidente.

Foram socorridos para o Hospital Regional de S. do Bonfim:

* Edmilson Pereira dos Santos, 42 anos, residente no Alto da Maravilha, em Bonfim, com ferimentos no braço direito;
* Ana Lucia Alves Paixão, 36 anos, residente em Filadélfia;
* Josemar Dias Ribeiro, 37 anos residente no Alto da Maravilha, apresentando corte no couro cabeludo;
* Divania Pereira da Silva Paixão, 22 Anos, residente em Filadélfia, escoriações pelo leves pelo Corpo;
* Gilberto Alves Paixão, 34 anos, residente em Filadélfia, apresentando escoriações pelo corpo, corte na orelha esquerda, e lesão na clavícula;
* Leonardo Ribeiro da Silva, 24 anos, residente em Bonfim, apresentando fratura no braço esquerdo;
* Edna Santos Duarte, 60 anos, residente no Alto da Maravilha em Bonfim, apresentando fratura na perna direita;
* Antonio Araújo Filho, 26 anos, residente no Alto da Maravilha em Bonfim, apresentando várias escoriações pelo rosto.

Faleceram no acidente:

* Francisco Adriano Brito de Lima, 30 anos - Motorista.
* Agmar Alves de Araújo, 31 anos.
* Selene Araújo, 28 anos
* Salvelina Maria dos Santos, 51 anos.

Maravilha Noticias
Leia Mais...

Reunião define datas da semifinal do Campeonato Barreirense Juvenil.

Em reunião entre dirigentes e comissão organizadora, realizada na última segunda feira no departamento de esportes, cultura e lazer, ficou definido que a semifinal do campeonato municipal de futebol juvenil será realizada na próxima quinta feira no estádio Geraldão em Barreiras. Entre as quatro equipes classificadas para a semi apenas o Real Vila não mandou representante para a reunião.


A principio apenas em 10 de outubro é que as equipes voltariam a jogar pelo certame, porem os dirigentes solicitaram dos organizadores que fosse antecipada a semifinal do campeonato para a próxima quinta feira, sendo que o jogo preliminar marcado para as 18h45minh será entre Cruzeiro e Semear e o jogo de fundo entre Escolinha Craques do Futuro e Real Vila logo em seguida as 07h45minh.



Por terem feito melhor campanha na primeira fase Craques do Futuro e Cruzeiro (primeiro e segundo colocados respectivamente) jogam pelo empate. Segundo Manoelito Oliveira, chefe do setor de promoções do departamento de esportes da prefeitura municipal, quem passar destes confrontos terá que aguardar para fazer a grande final, no inicio do mês que vem, provavelmente em 12 de outubro.

Na reunião os dirigentes também cobraram da prefeitura mais apoio para as categorias de base, já que segundo eles, é preciso saber quais são as reais dificuldades do dia a dia destes baluartes que trabalham voluntariamente com os jovens barreirenses. O presidente do projeto Craques do Futuro Flávio Araújo, disse na reunião que o futebol amador de barreiras só terá um rumo quando as autoridades competentes entenderem o quanto é importante este tipo de trabalho realizado nas comunidades carentes, como o que ele realiza no bairro Santa Luzia e adjacências.

Fala-se muito em investir no futuro destes jovens mais na prática pouco se faz, disse ele. Ainda segundo ele, o esporte é a maneira mais eficaz e barato de evitar que nossos jovens se percam no mundo das drogas e outros malefícios que afligem a juventude. Em quanto os nossos governantes não entenderem que investir no esporte e lazer destes meninos evita que eles estejam nas ruas e praças buscando outros prazeres artificiais, nós continuaremos perdendo jovens talentosos para as drogas e prostituição infanto-juvenil.

Flávio Araújo disse ainda que não basta apenas promover competições é necessário fazer um trabalho de acompanhamento das famílias destes garotos, só assim segundo ele, poderá se fazer um trabalho eficaz no sentido de se formar futuros atletas ou cidadãos de bem para a sociedade.

Confira a campanha das quatro equipes classificadas para semifinal do campeonato municipal de futebol juvenil: Primeiro colocado: Craques do Futuro com 04 jogos, 04 vitórias, 12 pontos e um saldo de 16 gols, segundo colocado: Cruzeiro com 03 vitórias, 01 empate, 10 pontos e um saldo de 14 gols. Terceiro colocado: Semear com 03 vitórias, 01 derrota, 09 pontos e um saldo de 12 gols e o quarto e último colocado o Real Vila: Com 09 pontos, 03 vitórias, 01 derrota e um saldo de 04 gols.

O curioso é que apenas as quatro equipes do grupo B do certame se classificaram para a semifinal, já que o regulamento afirma que se classificariam para a próxima fase os quatro melhores independente de grupo.

Fonte: Esporte do Oeste - Por Flávio Araújo.
Leia Mais...

PM apresenta a dupla da moto vermelha

Adriano Alves dos Santos,estava em liberdade condicional, ao lado de Valternei Oliveira, fugitivo da cadeia de Luis Eduardo Magalhães. A casa caiu para dupla da moto vermelha.

A arma utilizada nos assaltos e o molho de chaves da loda da Oi.

Pegos com a boca na botija, literalmente. Valternei Oliveira Ramos, 29 anos e Adriano Alves dos Santos, idade não informada, foram presos por policiais militares nas proximidades da Caixa Econômica Federal, hoje 13, por volta de 13h00, quando eles se preparavam para cometer mais assaltos na cidade.

Com a dupla, foi encontrado um revolver calibre 32, com 06 munições intactas.

Valternei, segundo informações da polícia, cumpriu pena de quase 06 anos no presídio da Papuda em Brasília, e era foragido da delegacia de LEM.

O mesmo usava identidade falsa no momento da prisão.

Adriano, que estava em liberdade condicional exatamente por praticar assaltos, confessou o roubo praticado contra a loja da Oi, no último dia 08.

Na ocasião, eles roubaram 21 aparelhos celulares, uma bolsa e uma quantia razoável dinheiro.

A moto

A moto que estava com a dupla no momento da prisão não era vermelha. Era uma CG 150 amarela, nova.

Mas como o serviço de inteligência da PM já sabia que os elementos estariam com outra moto, revezando com a vermelha, os policiais não tiveram dúvida: eram eles!

Após a prisão, os elementos levaram a polícia até o local onde a moto vermelha estava escondida: Mercado Arruda, no Bairro Santa Cruz.

Surpresa

A moto, uma CG 125 antiga, é de propriedade do dono do estabelecimento. A polícia já começou a investigar qual a participação do empresário nos crimes.

A moto utilizada hoje, pela dupla, pode ter sido comprada com dinheiro levantado nos assaltos.

Materialidade

Em busca de provas, a chamada materialidade, os policiais militares apresentaram, na delegacia, as chaves encontradas na residência de Adriano Alves dos Santos, um molho de chaves da loja Oi, o que na prática complica a situação do mesmo, que já confessou o crime.

Valternei Oliveira negou a participação nos assaltos, segundo ele, o mesmo não se encontrava na cidade, tendo ele chegado de viagem no dia de ontem.

Silêncio

No depoimento oficial na presença do escrivão da polícia civil, a dupla, orientada pelo advogado, pago pelo empresário, preferiu usar o direito do silêncio, de se manifestar somente em juízo.

As autoridades policiais de LEM reforçam o apelo para os comerciantes vítimas da dupla compareçam na delegacia para fazer o reconhecimento, no sentido de agregar mais provas contra os indivíduos presos.

A luta continua

Policiais e a sociedade luis-eduardense, comemoravam a prisão da dupla da moto vermelha, quando mais dois assaltos aconteceram na cidade.

Por volta das 15h00, uma dupla em uma motocicleta, cor não identificada, assaltou uma ótica no centro da cidade. Eles levaram 03 óculos e 02 celulares.

Os elementos utilizavam capacetes e estavam armados.

Por volta das 16h00, possivelmente a mesma dupla, utilizando capacetes, assaltou a redação do Jornal Notícias do Oeste. Eles levaram 04 notebooks e 02 celulares.

Houve ainda uma possível tentativa de assalto, em frente a delegacia de polícia civil, hoje por volta das 18h00.

Uma senhora de carro alertou uma guarnição da polícia militar sobre um motociclista suspeito. Houve perseguição, mas o elemento conseguiu fugir.

Providências

Segundo o capitão Gama a luta da polícia militar vai continuar, para isso, ele espera receber mais policiais e mais motos para combater com rigor a prática de assaltos com a utilização de motocicletas na cidade.

Outras medidas não serão divulgadas para não atrapalhar o trabalho da polícia no tocante ao combate a esses tipos de crimes.
Fonte: www.sigivilares.com.br
Leia Mais...

sábado, 11 de setembro de 2010

Associação Baiana de Criadores de Cavalo Manga Larga Machador qualifica de 219 eqüinos na Expofeira.

Associação Baiana de Criadores de Cavalo Manga Larga Machador qualifica de 219 eqüinos na Expofeira. Leia esta e outras notícias da PMFS


219 animais serão julgados durante o evento

O julgamento em pista promovido pela Associação Baiana de Criadores de Cavalo Manga Larga Marchador está qualificando 219 eqüinos nas provas realizadas no Parque de Exposição João Martins da Silva, no período de 5 a 12 deste mês. A iniciativa integra as atividades desenvolvidas durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana 2010 (Expofeira).

Os animais ranqueados concorrem aos títulos de campeão e reservado campeão em suas respectivas categorias. A classificação resulta diretamente na valorização dos animais e de seus descendentes.

O técnico de registro de animais José Augusto Simões Hirs ressalta também a importância do julgamento dos animais para os criadores. “Com o julgamento há a valorização e análise do plantel, com avaliação do trabalho que vem sendo realizado com os animais em suas propriedades em relação a outros criadores”, ressaltou.

Uma das representantes da Associação de Criadores, Cristina Couto, explica que os animais são avaliados em categorias distintas. Dentre elas, égua júnior, égua jovem, égua adulta, égua, égua sênior. Cavalo júnior, jovem, adulto, cavalo e sênior. Também tem as categorias de potro ou potra mirim, jovem, potro (a) e maior, além de cavalo jovem.

O julgamento prossegue até atingir todos os 219 animais. Nesta quinta-feira (09) foram julgados 125 animais. Os animais foram julgados levando a marcha, observando o conforto e andamento; prova de ação, saltando obstáculos e baliza; e também a morfologia.

Limão Com Mel esquenta noite fria

Novos e antigos sucessos da banda na Expofeira

A área de shows do Parque de Exposição João Martins da Silva ficou pequena para o público que compareceu para assistir a apresentação da banda Limão Com Mel, na noite desta quinta-feira (9). O grupo começou tocar por volta das 23 horas, após as apresentações do cantor Lazzaro e da banda de forró Canários de Canudos.

Novos sucessos como “Quando a noite chegar”, “Beija flor” e “Pra não te ver sofrer” do CD “Incondicionalmente”, ultimo lançado, e canções antigas que marcaram, a exemplo de “Toma conta de mim”, “Tentei te esquecer”, “De janeiro a janeiro” e “Sem amor não dá” embalaram mais de uma hora de show..

Fã de Limão com Mel, Juvenal de Jesus do Carmo, acompanhou a banda há muito tempo e não perdeu a oportunidade de ver os ídolos mais uma vez na Expofeira. “Gosto de todas as músicas da banda. As atrações deste ano estão ótimas”, frisou.

O vocalista Batista Lima comemorou mais uma participação no evento. “Graças a Deus, já são mais de três anos que Limão Com Mel marca presença na Expofeira. Ficamos muito felizes pelo convite para participar dessa festa ao lado de grandes artistas”, disse.

Segundo o cantor, a receptividade do público feirense é sempre calorosa. “O povo de Feira de Santana e da Bahia tem um calor especial, recebe as bandas com carinho e respeito de forma que valoriza o nosso trabalho”, acrescentou.

Ainda na noite de quinta-feira se apresaram as bandas Pisada Sertaneja e Bota Rasgada. Nesta sexta-feira (10) o show fica por conta das bandas Puro Desejo, Bonde do Calypso, Cavaleiros do Forró, Moleka Sem Vergonha e Sutiã Rendado.

Música gospel agrada na Expofeira 2010

Fãs do cantor Lazzaro aprovaram a inovação

A participação de Lazzaro na Expofeira 2010 agradou ao público que saiu de casa especialmente para assistir ao show do cantor de música gospel, na noite desta quinta-feira (9). Apesar de ameaça de chuva, muitos fãs marcaram presença no Parque de Exposição João Martins.

Para Thaís Sampaio e o namorado, Adalberto Menezes, ambos evangélicos, a abertura de espaço na Expofeira para a música gospel é uma forma de atrair o público cristão para o evento e ao mesmo tempo mostrar o evangelho para pessoas de outras religiões.

"A Prefeitura está de parabéns. Esse é evento que deve reunir todos, com espaço para todos os gostos musicais, principalmente, o evangélico", destaca Adalberto.

Através de canções como “Meu mestre”, “Morar no céu”, “Deus vai fazer”, “Eu sou de Jesus”, o cantor Lazzaro passou para o público mensagens sobre Deus, paz, amor e harmonia.

Lazzaro afirmou que incluir a música gospel na Expofeira é uma oportunidade de colocar no coração das pessoas que participam da festa, independente de religião, palavras que podem mudar suas vidas.

“O crescimento do evangelho é a melhor campanha antidrogas e contra a prostituição, pois a música alcança a todos”, destacou. E acrescentou que a cada vez que pode falar e cantar para as pessoas é um momento muito importante.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, destacou que músicas que falam de Deus são bem aceitas em qualquer lugar do mundo. “A gente está inovando e quem sabe no futuro possamos ter na Expofeira um dia dedicado à música gospel”, pontuou.

Artefatos de couros na Expofeira

Diversidade de produtos nas muitas lojas

Inúmeros artefatos de couro estão sendo comercializados no Parque de Exposição João Martins da Silva, durante a Expofeira 2010. Nas lojas instaladas no local, o público pode encontrar desde bainhas para facão até selas para montagem.

De acordo com o comerciante Alfredo Nery, o evento é uma boa oportunidade de fazer negócios. “Participo da Expofeira há 35 anos expondo os meus produtos, pois o evento atrai muitos criadores e compradores de animais e isso favorece o comércio”, destaca.

Na loja do expositor Nery é possível encontrar botas de couro bovino que custam trinta reais e botas em couro de jacaré trabalhado com detalhes no valor de cento e sessenta e cinco reais. As selas comercializadas no local vão de cento e vinte e cinco a duzentos e cinqüenta reais.

A comerciante Valcelina Carvalho de Souza, que também trabalha artefatos de couro há

20 anos na Expofeira, diz que os chapéus são os mais procurados na sua loja. “Temos uma variedade de chapéus que atrai a atenção do público. Os preços variam de vinte a quarenta e cinco reais. A diferença dos preços ocorre por conta do tipo de material e modelo do produto”, salienta.
Fonte: Jornal Grande Bahia
Leia Mais...

Grupo italiano apresenta projeto de energia eólica para Morro do Chapéu

A Enel é líder no setor de energia renovável, o quarto maior em geração de energia eólica e presente em 28 países

Mostrar detalhes do projeto Cristal, a ser implantado em Morro do Chapéu, com previsão para operação em 2013. Com essa intenção, diretores do grupo italiano Enel, um dos ganhadores do segundo leilão de energia eólica, ocorrido no dia 26 de agosto deste ano, com 16 projetos sendo selecionados, totalizando na geração de 587,4 MW, reuniram-se, nesta sexta-feira (10), na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), recebendo a garantia de apoio logístico necessário para o êxito dos empreendimentos.

A Enel é líder no setor de energia renovável, o quarto maior em geração de energia eólica e presente em 28 países, com capacidade instalada de 95 GW e geração renovável de 34 GW. O grupo trabalha na geração de energia hidroelétrica, eólica, geotérmica, solar fotovoltaica, biomassa, térmica e nuclear.

Na Bahia, a Enel foi vencedora de três parques eólicos, o Cristal, com 30 MW, o Primavera, com 30MW, e o São Judas, também com 30MW, totalizando 90MW, todos localizados no município de Morro do Chapéu. Além disso, tem estudos comprovados na Bahia para uma capacidade de geração de mais de 1000MW, destinada a futuros leilões.

Na ocasião, o secretário Wilson Brito destacou o grande potencial da Bahia no setor de energia renovável, incluindo energia solar. Informou que já está na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o processo para regulamentação da referida energia e, em breve, terá a primeira experiência com tais equipamentos no Estádio Roberto Santos (Pituaçu).

Segundo o superintende de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, a Seinfra, de acordo com os protocolos de intenções já assinados, viabilizará o apoio logístico e também o apoio nas interligações com a rede do sistema elétrico nacional.

A coordenadora de Energia Renováveis, Barbara Carvalho, destacou a implantação de mais de 30 mil sistemas fotovoltaicos individuais instalados por intermédio do programa Luz Para Todos para atendimento às residências isoladas e distantes da rede elétrica. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Enel, Paolo Romanacci, e a assessora especial, Marina Pimentel, manifestaram o interesse da empresa em futuros investimentos na Bahia.

O superintende da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Paulo Guimarães, ressaltou a importância da instalação de fábricas de fornecedores de turbinas eólicas na Bahia, onde o Governo do Estado concede atrativos fiscais e dispõe de universidades, escolas técnicas e centro tecnológico para capacitação de mão de obra especializada.

Fonte: AGECOM - BA
Leia Mais...

HOMEM IVADE CASA EM CANARANA E TENTA MANTER A DONA DA CASA REFÉM

Foi um Deus nos acudam ontem á tarde na cidade de Canarana-BA, quando um elemento armado com um revólver municiado invadiu a residência da Senhora MARIA DE SOUZA MENDONÇA. 57 anos, colocando a mesma na mira de um revólver e exigia dinheiro. A referida vítima entrou em pânico, quando o esposo bateu á porta o marginal deixou a vítima e saiu deflagrando tiros para todos os lados . Os moradores vizinhos da vítima e o esposa da mesma passaram a seguir o bandido, quando conseguiram pegá-lo, logo depois chegaram os policiais militares LUCIANO E EDINEI, lotados naquele município.

O elemento foi conduzido para DEPOL, e de inicio se identificou com o nome de MAICO ARAÚJO DE SOUZA, 19 anos. Após feita uma averiguação foi descoberto que o mesmo teria passado nome falso onde na verdade o nome do indivíduo é ECTORE SOUZA ARAÚJO, fugitivo da Penitenciária Lemos Brito em Salvador, quando o mesmo recebeu o indulto dos dias das mães e não voltou. ECTORE responde as sanções do Art. 157 na Comarca de Irecê. EZEQUIAS DOURADO DRT 4182/99-BA. Do ezequiasdourado.blogspot.com
Leia Mais...

Juiz nega relaxamento de prisão do delegado Nélis Araújo.

O juiz da comarca de Ipiaú, Vicente Reis, negou esta semana o pedido de relaxamento de prisão temporária do delegado José Nélis Araújo, acusado de participar do crime contra o titular da cidade, André Luiz Serra de Souza, morto em 29 de agosto de 2009.

Momento da Prisão.
A prisão cautelar foi mantida porque o inquérito policial ainda não foi concluído. “Leve-se em conta, por fim, que o requerente exerce função estratégica na polícia, convindo, por enquanto e por tudo quanto dito, manter sua custódia cautelar”, diz a sentença que indeferiu a solicitação da defesa do acusado.

Motivo da prisão

O delegado foi preso pelo Centro de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado da Bahia (COE), sob comando do secretário de Segurança Pública, César Nunes, no dia 18 de agosto cumprindo sete mandados de prisão e oito de busca e apreensão.

A prisão do José Nelis, plantonista da 2ª Delegacia de Feira de Santana, aconteceu em Salvador. De acordo com o centro de inteligência do COE, “o delegado estaria envolvido no assassinato de André Luis Serra de Souza, delegado morto em uma praça da cidade de Ipiaú em outubro de 2009”.

Segundo a polícia, “Serra estaria investigando o envolvimento de José Neles com o assassinato de Maurício Cotrim”. A operação aconteceu em varias cidades do interior do estado.

O secretário César Nunes ressaltou o trabalho imparcial feito pelos policiais civis, sem corporativismo, de maneira profissional. “Sabemos do envolvimento do delegado encobrindo homicídios e partilhas de terras”, afirmou. Foram cumpridos cinco dos sete mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Vicente Reis, titular da Vara Crime de Ipiaú.

Foram presos também: Antônio Calumby Filho, Manoel Tercínio de Araújo e Manoel Barreto. Segundo o secretario Cezar Nunes as investigações levaras cerca de “10 meses, que acabaram comprovarando a relação de José Nélis Araújo com a quadrilha de pistoleiros, responsáveis por diversas mortes na região Sul do Estado. Nélis recebia dinheiro dos bandidos para não investigar os assassinatos, tráfico de drogas e roubos cometidos por eles”.
Fonte: correiofeirense.com.br
Leia Mais...

Desterro terá orelhão instalado até o fim do mês.

O aparelho telefônico está previsto para ser instalado até o final do mês de setembro

A mais de um ano sem linha telefônica, quase que isolado do resto do mundo o povoado de Desterro, município de Gentio do Ouro terá, até o final do mês, um aparelho de orelhão instalado. Infelizmente só uma unidade será disponibilizada.

Com a instalação de um orelhão público a vida dos moradores de Desterro ficará mais fácil, pois todos têm familiares em outras cidades e estados e que, constantemente, necessitam comunicar-se.

O aparelho telefônico será instalado pela Oi, antiga Telemar. Mas com a aproximação das eleições, alguns políticos tentam, de algum modo, tirar proveito da situação e até tentam incutir na mente do povo que tais aparelhos, instalados pela Oi são frutos de suas reivindicações. Mas o povo de Desterro não é de todo ‘burro’, e até os cegos vêem a verdade. “A gente sabe que é obra da Oi, o ‘chapelão’ tá lá, com o nome dela”, disse o deficiente visual Rubenaldo.

Segundo informações do jornal A Tarde, ‘em nota divulgada pela assessoria de comunicação, a Oi informou solicitações de novos aparelhos, por exemplo, podem ser feitas mediante o envio de carta. No entanto, Ricardo Itonaga, gerente-geral de planejamento e contratações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)esclarece que os pedidos de troca, manutenção e implantação de telefones devem ser feitos pelo telefone da Oi (103 31) e que a concessionária tem até oito horas, a partir da solicitação, para atender o consumidor, exceto em regiões distantes, onde o prazo pode chegar a até cinco dias’.

Segundo José Mauro Castro Rodrigues, assessor-técnico da Anatel de Salvador, “quando as normas não são cumpridas, a Anatel pode ser acionada pelo telefone 133 ou presencialmente, na sede regional da Bahia, que fica no Caminho das Árvores, nº 822. O horário de atendimento é das 8h às 18h”, informou o assessor-técnico.  Fonte: paginarevista.com.br
Leia Mais...

Craques do Futuro fecham primeira fase com 100% de aproveitamento no Municipal de Futebol Juvenil

A escolinha Craques do Futuro encerrou a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol Juvenil com mais uma goleada de 4 a 1 e com 100% de aproveitamento. O jogo foi realizado na noite do último dia 8, no estádio Geraldão e contou com a presença de muitos torcedores.

O jogo foi contra o forte time do Pro Jovem que vinha de uma bela vitória na rodada anterior sobre o Semear por 5 a 3. Com toques envolventes e jogadas criativas os Craques do Futuro dominaram a partida desde o início e logo aos 15 minutos marcaram o primeiro gol numa bela jogada do garoto Márcio Lourenço (Marcinho) que driblou dois adversários e cruzou para finalização do seu companheiro de ataque Danilo Alves que chutou forte no canto direito. Logo em seguida, aos 22 minutos, em uma rápida jogada de contra ataque o tacante Marcinho foi novamente a linha de fundo e cruzou na medida para o garoto Danilo que driblou o goleiro e fez um golaço.

Na etapa final a escolinha Craques do Futuro continuou dominando o jogo e aos 17 minutos em boa subida do seu meio campo o atacante Danilo Alves recebeu a bola, driblou dois adversários e rolou na entrada da grande área para o camisa 10 e capitão da equipe Lucivaldo Carneiro (Lulú) que chutou forte no canto esquerdo sem chances para o goleiro adversário. Pouco tempo depois, aos 21 minutos, numa falha da defesa o time do Pro Jovem chegou ao seu gol de honra com através do garoto Nilberque que com muita velocidade deu um belo drible no zagueiro Bruno e bateu forte na saída do goleito Wendel Kennedy que ainda tocou na bola mais não pode evitar o gol.

No final do jogo, exatamente aos 30 minutos, aconteceu o lance mais bonito da partida. Numa jogada rápida e inteligente o meia Igor camisa 5 saiu fintando os adversários e cruzou na medida para o garoto Marcinho que marcou um gol de placa no Geraldão, com um belo voleio onde a bola caprichosamente entrou no ângulo superior direito do goleiro da equipe adversária que nada pode fazer a não ser, assim como toda torcida presente, aplaudir o golaço.

Final de jogo, escolinha Craques do Futuro 4, Pro Jovem 1. Em 1º lugar no grupo B com 12 pontos em quatro partidas os Craques do Futuro agora aguardam seu adversário na fase semifinal, que será das duas partidas restantes nesta primeira fase e que acontecem nesta sexta-feira entre as equipes do Semear e Cefem e Real Vila e Barreiras Esporte Clube. O quarto colocado desta fase será o adversário dos Craques do Futuro na semifinal no domingo dia 10 de outubro as 08h no estádio Geraldão.

Segundo Manoelito Oliveira chefe do setor de promoções do departamento de esportes da prefeitura municipal de Barreiras a grande final do certame está prevista para o dia 12 de outubro.
 
Fonte: falabarreiras.com - Por: Flávio Araújo
Leia Mais...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

HOMEM MATA ESPOSA COM GOLPES DE FACÃO EM VÁRZEA DO POÇO.

Um crime brutal foi registrado ontem no município de Várzea do Poço, na região de Jacobina. Segundo a polícia, de forma fria e calculista, Joselândio Bispo da Paixão, 30 anos, matou sua esposa Claudiana Pereira dos Santos Bispo, 29 anos, com golpes de facão. O homicídio foi cometido na frente do filho do casal, um garoto de apenas 4 anos de idade, que horas antes havia sido raptado da escola onde estudava e levado junta com a mãe para o local aonde o crime foi consumado.


A população de Várzea do Poço está chocada com a brutalidade do assassinato. Segundo relatos do Sargento PM Jaguaracy, Comandante do Pelotão da PM, “Lando”, como é apelidado o criminoso, raptou a esposa e o filho de quatro anos, levando as vitimas para uma estrada vicinal, nas imediações da Fazenda Velha, próximo ao povoado de Nova Esperança, onde de forma covarde e cruel desferiu vários golpes de facão contra Claudiana, que teve parte dos membros separados do corpo, principalmente as duas pernas que receberam vários cortes na altura do joelho. O pescoço da vítima também foi golpeado, praticamente degolando a pobre vítima.

O que mais revoltou a polícia, afirmou o Sargento Jaguaracy em entrevista à Rádio Serrana FM, foi a crueldade do crime. “Ele matou a esposa na frente do filho de quatro anos, que foi encontrado ainda com as roupas surjas pelo sangue da mãe. Trata-se de um elemento muito cruel”, lembrou o PM que comanda as buscas ao assassino.

A delegada Manuela Rodrigues disse que na família de Joselândio Bispo da Paixão já existe precedente de violência. Anos atrás, um irmão de “Lando” teria matado um desafeto em Várzea do Poço, também com requinte de crueldade. A vítima teria sido amarrada, abatida com um golpe de machado, em seguida, teria tido corpo retalhado e lançado próxima um açude do município.

Após a perícia técnica, o corpo de Claudiana Pereira dos Santos Bispos foi encaminhado ao IML de Jacobina.

Fonte: Corino Urgente
Leia Mais...

Radialista lança canal de Web TV em Jacobina

BAHIA FOCO TV - JACOBINA.
Já esta no ar em fase experimental o mais novo veículo de comunicação da Bahia, o Bahia Foco TV, no endereço http://www.bahiafoco.tv/, a sua tv pela internet, com programação 24 horas.

A WebTv é uma iniciativa do radialista Franco Júnior, que busca preencher um espaço na mídia regional.

A Bahia Foco TV terá programas de Jornalismo, Esporte, Cultura, Variedades, Entretenimento, Repórter ao vivo de qualquer ponto da Bahia e transmissão de eventos em tempo real.

No sábado serão transmitidos os primeiros programas ao vivo das 9h às 10h Vida no Campo, com Luciano Gallo; das 11h às 12h Bahia Foco News, com Fábio Márcio, e das 15h às 16h, Cultura em Foco, com Paulo Mascarenhas.

"Dentre outros programas vamos ter Na Hora do Esporte, com Walmor Liberato, Bahia Foco Notícias 1ª Edição, com Corino Rodrigues, Viva Mundo, com Ubirajara Santos e Juliana, Bahia Foco Noticias 2ª Edição, com Maurício Dias, um programa recheado de informações importantes, com Joyce, e um programa de variedades com Tamara Leal, reportagens de rua, com Edvaldo Braga e Márcia Franco e muito mais", diz Franco Júnior.

Bahia Foco TV, a mais nova TV pela Internet, a pioneira da região e a segunda da Bahia.

Do RF NOTÍCIAS - Com informações de Franco Júnior.
Leia Mais...

.